quinta-feira, 4 de setembro de 2008

A BOA ESCOLHA NOS RESTAURANTES À QUILO




Almoçar em restaurante de quilo pode ser uma ótima opção para quem quer uma alimentação saudável e bem variada. Mas também pode ser uma péssima opção, se você não faz as boas escolhas.

Em 2006 e 2007, quando estava em São Paulo, almoçava diariamente em “Kilos”. Atualmente, como estou com reforma na minha cozinha, retornei a este hábito. Sempre tive o costume de observar os pratos alheios. É impressionante o que vejo. Quem deveria comer menos, come muito, e quem poderia comer mais, come muito pouco. O problema não é só a quantidade, mas a qualidade. Vê-se pratos com exagero de carbo-hidratos como arroz, feijão, macarrão, batata, ou um prato só de massas com molhos gordurosos. Ou exagero de gorduras nas frituras: empanados, bolinhos, pastel, polenta frita, batata frita, tudo no mesmo dia. Ou mesmo exagero nas carnes, picanha, lingüiças etc, principalmente nos restaurantes com gril. A maioria dos pratos são excessivamente calóricos e não balanceados: geralmente com excesso de gorduras e de proteínas. Pobres em nutrientes essenciais como vitaminas e minerais, e também pobres em fibras.

Em alguns restaurantes, a comida não é boa, pois é muito gordurosa, ou exageram no sal ou nos temperos prontos. Sempre é bom observar a higiene do restaurante, dos funcionários e se as travessas são repostas com freqüência. Se ficam todo o período, como por exemplo das 11:30 até 14:30, no expositor, quem vai almoçar depois das 13:30 pode pegar algum alimento já contaminado, dependendo do clima e do alimento, até em processo de decomposição.

Sendo o restaurante confiável, você pode fazer uma ótima e equilibrada refeição a um preço bem razoável. Normalmente as saladas são abundantes. É também uma boa oportunidade para quem é enjoado para comer, começar a provar alimentos diferentes, principalmente os legumes e as verduras. Tempere com azeite de oliva e vinagre, se você gosta. Deixe de lado os temperos de salada prontos. Experimente o arroz integral que hoje está presente na maioria dos “kilos”. Feijão ou lentilha complementam o arroz. Não fique tentado de comer diariamente frituras, e deixe aquele pastelzinho gostoso para no máximo um dia na semana. Opte pelas carnes mais magras,grelhadas e não fritas à milanesa. Pelo menos uma vez por semana coma peixe. Se for comer sobremesa, que tal uma fruta? Mude um pouco o hábito, e tome água ao invés do habitual refrigerante.

Nenhum comentário: