segunda-feira, 15 de setembro de 2008

GORDURA DE COCO CARIOCA


Quando escrevi sobre as gorduras, me referi a uma memória da infância: a lata da gordura de coco. Meu irmão Rodrigo me enviou estas informações curiosas com esta foto com a propaganda. A gordura já não existe mais.


Gordura de Côco Carioca, produto da Cia. Carioca Industrial, empresa pioneira no mercado de óleos vegetais, de propriedade de Raymundo Ottoni de Castro Maya, empresário bem-sucedido, incentivador dos esportes, pioneiro da preocupação ecológica, editor de livros, colecionador, fundador de museus e sociedades culturais e defensor do patrimônio histórico, artístico e natural.


foto: anos 60/ revista Receitas Tia Maria - fotolog Ana Lúcia

16 comentários:

Anônimo disse...

É uma pena que a gordura de coco Carioca tenha acabado. Mas ficará na lembrança daqueles que puderam utilizar desta delícia, ao invés de estarmos consumindo óleos feitos com sementes transgênicas.
Por incrível que parece, o povo de antigamente comia muito melhor.Carne de porco na banha, torresmo, chouriço etc.

Ana Teresa Londres disse...

A batata frita feita nesta gordura era realmente deliciosa. O povo de antigamente realmente comia melhor pois nada era industrializado e comiam menor quantidade.

João Julio Mello disse...

Olá, está semana fritei uma ultima leva de aipins com o resto que eu tinha dessa gordura...Agora preciso encontrar outra marca para comprar, alguem sabe onde posso encontrar?

Muito Obrigado

João Julio Mello
jay_13_foto@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Não encontrei resposta para o comentário do anônimo datado de 7.10.2008; estamos em 2010 e gostaria de saber onde posso encontrar a gordura de coco, mesmo de outro fabricante.
agradeço.
Nelson

Mesa de Ana Teresa disse...

Nelson,
Pesquisando na internet achei aqui em Curitiba nos supermercados Mercadorama GORDURA DE COCO CHLELLI. O pote com 350 g custa R$10,49.
Nas outras redes de supermercado não encontrei nem gordura, nem óleo de coco.
Um abraço
Ana Teresa

Jéssica disse...

Olá,eu estava procurando um grafico sobre as gorduras e acabei encontrando sem querer seu blog.
Só gostaria de explicar que embora a gordura de coco deixe a preparação mais saborosa,ele não é indicado para preparações como fritar batatas fritas,pois temum punto de fumaça muito baixo,produzindo acroleína e coco é uma gordura satura,podem aumentar o HDL -C no sangue.

Jéssica disse...

Eu escrevi errado anteriormente.
O óleo de coco tem realmente um pOnto de fumaça muito baixo,produzindo acroleina,e aumenta o LDL -C,vulgo,mal colesterol.Peço que ignore o comentario anterior!!
=)

Jardel disse...

Olá mt prazer,me chamo jardel e sou filho e sobrinho dos dois pipoqueiros mais antigos de Cabo Frio,e por sinal ja não tenho mais pai e meu tio sofreu um AVC depois de mais de 50 anos vendendo pipocas e outras goloseimas em frente a igreja matriz da cidade de Cabo Frio RJ...Tudo que eles faziam era com essa gordura de côco da lata azul baixinha ,e quem me conhece na cidade e sabe que eu sou descendente deles quer saber o segredo do cheirinho da pipoca avançar quarteirões ....Por favor me ajude a encontrar a gordura de côco carioca .....abraços Ass: JARDEL Cabo FRIO

cristina disse...

A gordura de côco tem de ser comprada a extra virgem , aqui em Curitiba, a gente encontra ela bem fácil, na marca COPRA, no Mercado Municipal de Curitiba, e para efeito culinário, a gordura de côco normal é vendida no Supermercado MERCADORAMA.

janier disse...

essa gordura e o mesmo oleo de coco,que estao vendendo por ai,nunca mais vi essa gordura carioca ,se comessemos ate hoje eramos bem melhor um abraço janier

Ana Teresa Londres disse...

Eu não sei te responder.

beth disse...

pois eu também me lembro da latinha azul da gordura de coco carioca.... saudadesss onde eu encontro gordura de coco em Brasilia??? alguem pode me ajudar...

Marlete disse...

Nossa! pensei q ninguém conhecesse. Lá em casa, minha mãe usava muito, e a gente nem sabia que era um benefício à saude

sandra disse...

Bom dia ana Teresa, após muita busca achei você.Estou garimpando informações sobre a gordura de coco Carioca. Usei há muitos anos atrás quando cuidava de meu marido diabético. Embora já não veja em prateleiras de mercados, atravé de vc soube de sua extinção. Hoje,volto a precisar dessa gordura para um regime alimentar de um portador de Lupus acrescido de uma miocardiopatia congênita. Por favor, caso saibam onde possa encontrar esse produto, vc ou seus "seguidores", peço que me informem. Agradeço muito

Anônimo disse...

Ana Tereza. Esta gordura de côco que estão dizendo é a mesma que o óleo de cõco que vendem em vidrinhos de 50, 100 ou 200 mL?

Anônimo disse...

Saudações.
A empresa CHeLli de Santa Catarina, que tem em sua linha de produtos a gordura de coco em potes de 300g, fornece para a rede de supermercados nacional. Pode conferir em sua página. http://www.chelli.com.br/