segunda-feira, 24 de maio de 2010

PIZZA E VINHO



Até pouco tempo atrás, via-se somente refrigerante, cerveja ou chope nas mesas das pizzarias. Hoje, este quadro está mudando, e já encontramos pizzarias que investem e apostam nos clientes que gostam de vinho. As cartas estão melhorando, assim como a presença de copos adequados e pessoal capacitado para o serviço. Não precisa ser nada formal, apenas um serviço bem feito. Uma vez numa pizzaria, um garçom que não foi devidamente orientado, quase encheu a taça de vinho até a boca. Quando percebemos, meia garrafa estava em apenas um copo. O pobre rapaz ficou muito sem graça com o erro, mas não teve culpa, pois era novato no local.

O vinho para acompanhar uma pizza não pode ser pesado, tânico, nem muito alcoólico. A pizzaria Piola de Curitiba e a importadora Porto a Porto tiveram a iniciativa de promover uma degustação de vinhos com pizza. A experiência foi interessante e a idéia é inovadora. Iniciamos com focaccia e molho pesto de manjericão, acompanhada pelo espumante Cava Don Roman Brut.


A primeira pizza era de ricota com salmão defumado e foi servida com o vinho branco sul africano Nederburg Chardonnay 2008. Em seguida veio pizza de tomate seco, cogumelos paris, carciofini, manjericão, azeitona preta que foi acompanhada pelo tinto chileno Santa Carolina Reserva Pinot Noir 2008. O vinho espanhol Marques de Tomares Excellence 2007, acompanhou a pizza de presunto cru com brie e tomate fresco.


Como era uma experiência, pediram a nossa opinião: A cava Don Roman é muito boa e acompanhou bem a focaccia, que estava deliciosa, sequinha e torrada. O vinho Chardonnay surpreendeu. Fresco, equilibrado com ótima acidez e sem aquela madeira enjoativa que está presente principalmente nos Chardonnays do Chile e Argentina. Combinou muito bem com esta pizza. O tinto Pinot Noir, particularmente, não me agradou, mas houve quem gostasse. Para estes, a combinação foi boa. O último vinho estava ótimo, mas pedia uma pizza com mais consistência, talvez harmonizasse melhor com uma calabresa.


A Piola é uma franquia italiana originária em Treviso. Existe desde 1986 e vem se espalhando pelo mundo com casas nos Estados Unidos, México, Chile, Argentina, Turquia, Brasil, Honduras e na Itália. Segundo vários dialetos italianos, Piola significa osteria, ponto de encontro. A Pizzaria Piola de Curitiba já existe há quase 10 anos e seus sócios estão sempre presentes no comando: Cintia Piazzetta no salão e Bruno (filho de um dos donos - foto) é pizzaiolo.


O resultado são pizzas saborosas, de massa crocante e muito apetitosas. O cardápio tem cerca de 40 tipos, com os mais variados ingredientes, sendo que quatro delas são feitas com massa integral e produtos menos calóricos. Além de pizzas, o restaurante também serve antepastos (bruschetta, focaccia, carpaccio), massas (vários tipos de spaghetti, penne, maccheroni e gnocchi), saladas, e risotos (aspargos, funghi e tomate com camarão). Sobremesas como tiramisú, mousse di cioccolato e torta di miele (maçã quente com sorvete) nunca podem faltar.

Serviço:
Piola Curitiba:
Alameda Dom Pedro II, 105 - Batel
Curitiba - PR, 80420-060
41 3225-7725
Funciona todos os dias da semana a partir das 18 horas


Importadora Porto a Porto:
Av. Nossa Senhora Aparecida, 381 Térreo - Seminário | 80440-000 |
Curitiba - PR - Tel: 41 3018-7393 Fax: 41 3023-1070

6 comentários:

Unknown disse...

Oi Ana Teresa!
Muito obrigada por ter nos prestigiado neste evento. Aguardamos vocês para o risotto, por favor não esqueça!

Abraços,
Cinthia

Unknown disse...

Oi Ana Teresa!
Muito obrigada por ter nos prestigiado neste evento. Aguardamos vocês para o risotto, por favor não esqueça!

Abraços,
Cinthia

fernanda garcia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
fernanda garcia disse...

Ana,
Ultimamente a Piola tem sido a nossa pizzaria predileta.
Além da pizza muito saborosa, o local é muito agradável e o atendimento também.
Eles tbém fazem algumas pequenas gentilezas que nós consideramos muito.
Por exemplo, recebi convite para comer uma pizza no meu aniversário.
Nas quartas e quintas vc come uma pizza e pode voltar na segunda e terça e comer a mesma pizza por conta deles.
E festejamos o aniversário da minha Tia Rosa lá. Foi escolha da Rosa, pois eles ligam e desligam todas as luzes do restaurante no parabéns.
Da próxima vez poderemos ir lá.
Abs,
Fernanda Garcia

Mesa de Ana Teresa disse...

Cinthia,

com certeza retornarei para degustar outros pratos.

Um abç

Mesa de Ana Teresa disse...

Oi Fernanda,
Vamos combinar uma pizza. Eu não conhecia a Piola, e gostei muito da massa.
bj