quinta-feira, 29 de setembro de 2011

MENU DEGUSTAÇÃO NO KINOSHITA

Um jantar inesquecível. Tudo bem registrado na memória, nas fotos e no caderninho. Não é um restaurante japonês comum, como aqueles que praticamente só servem sushi e sashimi. Eles também estão presentes, mas há muito mais. Sabores suaves, frescor, leveza. Tempero na dose certa. O shoyo é produzido na casa, usado com parcimônia e só em alguns pratos. A criatividade impera e cada prato é uma obra de arte. Não é para menos, que o Kinoshita e seu chef Murakami acabam de ganhar, pela segundo ano consecutivo, o prêmio de melhor japonês de São Paulo, pelo juri da revista Veja.

Logo ao chegar, fomos agraciados com um couvert composto de uma folha de alcachofra com uma camarão e vieira empanados. Tudo com um molho delicioso que não sei descrever.

Pedimos um menu degustação de sete pratos, mas o Murakami nos preparou os nove que mostro a seguir.

Tofu, ova de salmão, soja verde e um caldo...

Broto de nabo, tomate japonês, berinjela grelhada e pele de peixe bonito.
Ostra, alga negra, pepino japonês e pimenta dedo de moça. Mistura-se tudo antes de comer.
Chegou a vez do sashimi: atum, robalo e salmão.
Carpaccio de robalo com molho cítrico e casca de tangerina. Este foi dos meus preferidos.
Agora os sushis: atum, salmão,Buri, polvo e kobe bife.
Salmão marinado e grelhado.
Tempura de camarão e legumes.
Kobe bife
Sobremesa: uma bola feita com uma camada externa de uma massinha de arroz e recheado de chocolate Valhona cremoso, acompanhado de sorvete de baunilha. Tudo com pouco açúcar. 



SERVIÇO:

KINOSHITA:
R. Jacques Felix, 405 - Vila Nova Conceição - São Paulo. Telefone:11 3849-6940.
 


segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ROUBADAS DE SAN TELMO

Quem viaja e experimenta lugares, hotéis ou restaurantes novos está sempre sujeito a cair em algumas roubadas. Faz parte. Nas duas últimas idas a Buenos Aires tivemos a oportunidade de descobrir lugares muito bons, interessantes, assim como também caímos em algumas roubadas, lugares que não volto e faço questão de dizer a verdade. NÃO RECOMENDO.

Em julho de 2010, estivemos no LA VINERIA DE GUALTERIO BOLIVAR. Local pequeno, 16 lugares e que só serve menu degustação. Fui por indicação de alguns amigos, com grande expectativa e que decepção! Eram vários pratos com ingredientes em excesso, nada tinha a haver com nada. Um fingimento de comida molecular. Nenhum prato eu comi inteiro. Não me lembro de ter me maravilhado com algum e não repetiria nenhum. Em um lugar com o nome de Vineria é de se imaginar que encontraríamos bons vinhos. Muito ao contrário. Um sommelier pernóstico, por sinal curitibano, e que pouco entendia da sua profissão. Os vinhos que nos foram oferecidos eram de medianos para baixo. Para completar, o jantar não foi barato.

Este ano a roubada foi o jantar no restaurante de carnes LA BRIGADA, também em San Telmo. Fomos por indicação do guia Bistros Buenos Aires de Alex Herzog. Nem sempre se acerta tudo. Outras indicações do guia foram muito boas, e o Alex conta ali que só foi uma vez neste local e acompanhado por um casal argentino. Ele deve ter tido mais sorte do que nós.

Chegamos às 20:30, conforme nossa reserva e o restaurante ainda estava bem vazio. Havíamos lido que o Ojo de Bife era uma das melhores carnes. Quando perguntamos sobre este corte, o garçon foi logo dizendo que não era bom pedir pois a carne era alta e só serviam mal passada. Eu não havia questionado o ponto da carne. Ele sugeriu que pedíssemos Mignon e Bife de Choriço. Inicialmente concordei, mas logo mudei de idéia e pedi o Ojo de Bife. O garçon queria nos dissuadir de pedir este corte, e veio com a desculpa de que só havia pouca quantidade desta carne e ele precisaria consultar o chef. Depois de uma longa espera, nos trouxe o Mignon que estava frio e precisou retornar à cozinha, e um Bife de Choriço duro e totalmente cru. Estou até agora esperando a resposta do chef sobre o Ojo de Bife que eu havia demandado.

Conclusão, a melhor carne só é servida para os clientes habitués. Estes turistas que comam qualquer coisa!

Depois de tudo isto, ainda conseguiram estragar o café Nespresso. O mesmo foi vendido a preço de ouro (25 pesos por café, mais de 10 reais, o mesmo preço de uma sobremesa) e servido em xícara reta, daquelas de antigamente, e cheia até a borda. Além disto, o café estava tão quente, fervendo, que queimou a minha lingua.

Quem me conhece sabe que gosto de café quente e carne mal passada!



- Posted using BlogPress from my iPad

Location:Buenos Aires

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

DON JULIO

Mais uma boa indicação do guia Bistrôs Buenos Aires de Alex Herzog. Fica em Palermo, numa esquina de pouco movimento, pelo menos esta foi a impressão que tive do local a noite. O restaurante já existe há 30 anos, e há cerca de 11 anos, está sob a mesma direção. Me pareceu que é mais procurado por portenhos, embora alguns turistas como nós estivessem lá. O forte da casa são as carnes feitas na "parrilla". A nossa estava muito boa, no ponto exato. Um jantar para duas pessoas, sem bebida sai por cerca de 300 pesos, no câmbio atual, R$ 125,00. Os preços em relação ao guia subiram um pouco. O meio bife de chouriço estava a 30 pesos, e nós pagamos 48 pesos, o Ojo de Bije aumentou de 42 para 59 pesos. Mesmo assim, para nós, ainda fica em conta.


O ambiente é tradicional, um pouco rústico, típico, com barricas de vinhos e muitas garrafas assinadas pelos frequentadores na decoração. Em frente à entrada, um grande bar e atrás está o assador manejando as carnes na parrilla. Parece que não é grande, mas depois vi que são vários ambientes, com provavelmente uns 120 lugares. Acho interessante fazer reserva, era quarta feira e estava cheio.








Este é meio bife de choriço.




O tiramissu de sobremesa estava ótimo.


Serviço:

Don Julio

Rua Guatemala 4699, Palermo. Buenos Aires

Tel: (11) 4832-6058



Posted using BlogPress from my iPad

Location:Buenos Aires