quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

PAPAI NOEL E A CEIA DE NATAL


O Natal já passou, mas as fotos nos fazem relembrar os bons momentos. De repente, sem ninguém esperar, surge de improviso um Papai Noel que alegrou a nossa festa. Após a distribuição dos presentes veio o jantar.

No cardápio esteve presente o tradicional peru, farofa e o pudim de bacalhau que é sempre pedido e apreciado. A receita do pudim e o passo a passo estão neste link do blog. A novidade ficou por conta do acompanhamento: salada de quinoa com manga, gengibre, pimentão e castanha do pará. A receita foi adaptada do livro Cozinha Natural Gourmet, de Tatiana Cardoso. Por coincidência, esta chef foi uma das que participaram do "amigo declarado" promovido pelo suplemento Paladar do jornal O Estado de São Paulo, na semana passada.

Uma das sobremesas também era velha conhecida da família: pão-de-ló da vovó, com calda de frutas vermelhas e sorvete de baunilha.


Foto dos pratos. A salada de quinoa está entre o pudim de bacalhau e a farofa. (Na hora de servir não tirei foto só da salada)

SALADA DE QUINOA COM MANGA, CASTANHA DO PARÁ E GENGIBRE

4 porções

Ingredientes:
• 1 xícara de quinoa mista (branca e vermelha)
• 2 xícaras de caldo de legumes
• Raspa e suco de 1 limão
• 1 colher de chá de gengibre ralado
• ¾ xícara de pimentão vermelho e amarelo bem picados
• ½ xícara de castanha de Pará picada
• 1 manga madura, mas firme, picada em cubos de 1 cm
• ¼ de colher de chá de curry
• Azeite de oliva extra virgem (cerca de ½ xícara)
• Ciboulette picada
• Sal e pimenta do reino moída à gosto

Preparo:
• Prepare um caldo de legumes conforme receita.
• Lave a quinoa em água corrente, escorra e cozinhe em fogo baixo com o caldo de legumes em panela tampada por cerca de 20 minutos. Após cozida, passe para um pirex, espalhando, para esfriar.
• Num bol, misture azeite de oliva, raspas e suco de limão, curry, manga, pimentão, gengibre, sal e pimenta.
• Misture a quinoa já fria com a marinada de manga e pimentão, e leve para gelar.
• No momento de servir, acrescente as castanhas e a ciboulette.
• Decore o prato com fatias finas de manga.

sábado, 4 de dezembro de 2010

NOTÍCIAS CURTAS

No momento estamos em Sevilha. Já passamos pela ilha da Madeira, Évora e ontem chegamos à Espanha. A internet é muito lenta, o que impossibilita grandes postagens, além da falta de tempo.

Aqui em Sevilha estivemos em 2 bares de tapas interessantes: Vineria San Telmo, onde comemos muito bem ontem e hoje jantamos no El Rinconcillo. O ideal seria ficar no bar, mas estava tão cheio, que não dava nem para chegar perto. Acabamos sentados e jantei um solomito de ternera que me esqueci de fotografar.

Após Lisboa, fomos para ilha da Madeira onde ficamos 4 dias. É muito linda e interessante. Cheia de contrastes, montanhas, penhascos, mar, muitas curvas nas estradas, muitos túneis e viadutos. Após 1992 houve um grande aumento na malha viária da ilha com a construção de autoestradas. A ilha possui 58 Km de comprimento por 22 Km de largura e possui 180 túnéis, perfazendo um total de 90 Km. Pena que predominou a chuva e o frio nos dias em que ficamos lá. Comi alguns peixes interessantes: o peixe espada e budião. Padrão de vida muito bom. Eles vivem basicamente do turismo. Não se vê pobres. Todas as casas são boas, bem construídas.

Entre a Madeira e Sevilha, passamos por Évora e Azeitão, onde visitamos a Quinta da Bacalhoa. Com mais tempo e internet mais rápida, postarei sobre estes lugares.

TABERNA TÍPICA QUARTA FEIRA


Em Évora jantamos na Taberna Típica Quarta-feira. Poucas mesas, no máximo 30 lugares e prato único. Um porco assado com batatas e espinafre. O vinho também não se escolhe. Era um do Alentejo, Paulo Laureano. Um pouco alcoólico para o nosso gosto. Por sinal, todos os vinhos estão atualmente muito alcoólicos, com mais de 14% de álcool. Como sobremesa, doces portugueses. Este jantar estava gostoso, algo bem caseiro, mas tanto o Luiz como eu, não passamos muito bem após este prato. O dia seguinte foi de salada e peixe leve no restaurante do hotel, que por sinal era muito bom. Hotel ótimo: Mar d' Ar Aqueduto.


Antepastos: queijo de ovelha de Évora e porco preto.


Champignon praticamente cru, recheado com azeite morno e coentro


Porco "cachaço" assado no forno. Muito macio e saboroso


Compota de marmelho, encharcado (para nós, ambrosia) e doce com pão-de-ló e mel e nozes