domingo, 20 de fevereiro de 2011

PERDER PESO VAI FICAR MAIS DIFÍCIL

Esta semana a ANVISA decidiu colocar em audiência pública, a proibição de remédios para emagrecer como Sibutramina e outros anorexígenos. São remédios que já estão no mercado há muito tempo. O mais novo, que é a Sibutramina, existe desde de 1997, os outros, Mazindol, Femproporex e Anfepramona estão no mercado há 50 anos . Todos estes medicamentos são controlados, necessitando de receituário especial para serem vendidos.

Tudo começou com um estudo publicado no New England Journal of Medicine, em que acompanharam mais de 10000 pacientes em uso de Sibutramina por mais de 3 anos. O viés do trabalho é que os pacientes eram maiores de 55 anos e já apresentavam doença cardíaca ou diabetes. Constataram que o risco de incidência de problemas cardiovasculares aumentou de 10 para 11,4%. Coincidentemente, este trabalho foi publicado na época em que caiu a patente da Sibutramina. Por causa deste trabalho, em 2010, o medicamento foi proibido nos EEUU e posteriormente na Europa.

Leia a matéria do jornal do CRM-PR sobre a proibição dos medicamentos para obesidade, em particular a Sibutramina.

A obesidade é uma doença e precisa de tratamente. Em muitos casos, o paciente não consegue emagrecer somente com dieta e exercícios. A Sibutramina ajuda dando saciedade e aumentando o gasto calórico e queimando gordura. Outros medicamentos, tiram a fome ou diminuem a compulsão pelos alimentos. Sem opções medicamentosas, muitos pacientes irão para cirurgia, que poderia ser evitada. A cirurgia é bem indicada naquele grandes obesos (IMC maior que 40) ou nos com IMC acima de 35, mas com diabetes ou hipertensão. Doenças que agravam o quadro. Para os paciente que não se enquadram nestes casos, a cirurgia é uma agressão e deve ser evitada.

Obs: IMC - Índice de massa corpórea = peso dividido pela altura ao quadrado.

Um comentário:

fernanda garcia disse...

Ana,
Esse programa do Governo é bom.
Abs,
Fernanda Garcia