segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

CROSTA DE ERVAS

Outro dia me pediram esta receita. Já faz muito tempo que sempre preparo esta farinha temperada que serve para crostas, e só agora percebi que nunca havia sido escrita (por mim). É muito fácil e útil de ter a farinha temperada pronta para o uso na sua geladeira. Pode ser usada em carnes em geral: mignon, cordeiro, lombinho de porco, peito de frango ou peixe, e ainda em legumes como couve-flor. Se a farinha for guardada bem tampada, com filme plástico direto sobre ela, ou num saco plástico bem fechado, dura semanas na geladeira. Após alguns dias de preparo, fica mais saborosa, mais aromática.  A farinha que fica em volta da carne, torradinha é uma farofa deliciosa!



INGREDIENTES:
Farinha de pão (rosca) – cerca de 2 xícaras
Azeite de oliva
Alecrim, tomilho, salsinha picados – pode ser só alecrim, ou todas misturadas
Sal e pimenta
1 dente de alho inteiro e 1 folha de louro
PREPARO:
Picar bem as ervas
Num bol, misturar a farinha de pão com as ervas, azeite de oliva numa quantidade que a farinha  fique mais úmida e possa aderir à carne, sal e pimenta a gosto. Se quiser, pode preparar tudo num processador.
Acrescentar o dente de alho inteiro e a folha de louro (que serão descartados) e acondicionar bem apertado numa tigela cobrindo a superfície com filme plástico (para que não fique em contato com o ar). Deste modo pode ser conservado na geladeira por vários dias.
Se for usar imediatamente, não utilize o alho nem o louro. Fica melhor quando é preparado alguns dias antes do uso.
Selar a carne, que pode ser mignon, peito de frango, peixe ou cordeiro ou lombinho de porco, deixando-a mal passada. Cobrir com a crosta e levar ao forno para dourar.

Um comentário:

Mesa de Ana Teresa disse...

Olá Blanca, gracias pelo comentário e gostei bastante do teu blog. Você pode me por no seu blog e incluirei você no meu. Apesar da lingua, acho que não haverá dificuldade na compreensão. Gosto muito da Espanha e acho interessante este intercâmbio.
Um abraço
Ana Teresa