Estivemos lá e de repente, sem esperarmos, ele chega e se posta junto a mim para ser fotografado. Demorei alguns segundos para entender a intenção.
É uma lenda viva na cidade e seu nome muito presente: o mercado central se chama Les Halles Paul Bocuse. O nome é uma jogada de marketing. Fiquei um pouco frustrada, pois é um mercado butique, com lojas extremamente caras, e não são para as compras do dia-dia. Há muitas fromageries, charcuteries, alguns açougues, peixarias; tem também épiceries, lojas de vinhos, caviar, chocolates, doces finos, foie-gras, e são poucas as lojas com frutas, verduras e temperos frescos. Isto se encontra em abundância nas feiras livres dos bairros.
Além do restaurante três estrelas, Paul Bocuse também possui uma rede de brasseries em Lyon, ao todo cinco: Le Nord, Le Sud, L’Est, L’Ouest e Argenson. Todas tem um cardápio parecido, mas com algumas variações.
Le Nord é mais especializado em comida Lyonnaise, cozinha de tradição com Fricassé de poulet com creme, Saucisson pistaché en brioche, Quenelle de brochet sauce nantua. As quenelles são feitas com uma mistura de peixe moído e massa de pâte à choux, ou seja, massa de carolinas, e depois cozidas em um caldo.
Le Sud apresenta uma cozinha du soleil, com pratos mediterrâneos, um mix de Provence e Marrocos, com Salada niçoise, Ossobuco à l’italienne, Tajine de poulet de Bresse au citron, Soupe du pêcheur. Ambos localizam-se no centro de Lyon.
L’Ouest é a brasserie mais nova, tendo sido inaugurada em 2003 e fica na margem do rio Soâne. Apresenta uma culinária das ilhas longínquas como das Antilhas, um pouco da cozinha asiática e japoneza com Sashimi de atum e também espanhola como o Gaspacho andalou ou Pluma de patanegra.
A brasserie Argenson fica afastada do centro e é definida como mais burguesa, com pratos tradicionais como o Filet de bouef, o Escalope de salmão à l’oseille (uma verdura amarga), o Fricassé de ris e rognon de veau (timo e rim de vitela). Os franceses adoram estes miúdos. Também tem alguns pratos mais contemporâneos como Gambas grillés à la plancha ou Saint-jacques aux Girolles (um tipo de cogumelo).
Falarei do restaurante Paul Bocuse e do mercado em outras postagens.