sexta-feira, 17 de outubro de 2008

GOURMAND OU GOURMET?




Outro dia me perguntaram se eu era gourmand ou gourmet. Qual a diferença no significado? Para mim não havia uma diferença clara, então fui pesquisar o real significado destas duas palavras. Na verdade, os significados se confundem e se sobrepõem, com algumas sutilezas.

Segundo o dicionário francês Le Robert (Micro): Gourmand,ande – “ Qui aime la bonne nourriture, mange par plaisir” – aquele que gosta da boa alimentação e come por prazer. Um gourmand raffiné, refinado, seria um gourmet. Como gourmet, define: “Personne qui sait apprecier le raffinement en matière de boire e de manger” – pessoa que aprecia o refinamento na comida e na bebida.

O Pequeno Dicionário de Gastronomia, de Maria Lucia Gomensoro, define como gourmand aquele que gosta de comer muito, glutão, guloso e gourmet os que sabem comer, conhecem e apreciam as comidas e bebidas.

Já o Larousse Gastronomique coloca gourmand e gourmet no mesmo verbete e define gourmand como o que aprecia a boa comida e gourmet o que sabe escolher e apreciá-la.

Hervé This, em seu livro « Um cientista na cozinha », faz a seguinte observação : « Faz-se frequentemente uma hierarquia entre os gourmands e gourmets, sendo estes últimos colocados numa esfera na qual a qualidade superaria a quantidade. É um erro : o Gourmand é aquele que ama a boa comida, e o gourmet é aquele que se deleita com vinhos. Assim, os gourmets-piqueurs são os profissionais encarregados de reconhecer, para um negociante, os vinhos produzidos pelos viticultores ».

No final das contas, as definições se misturam, se completam : sou gourmand e gourmet : Gosto da boa comida, da boa alimentação, tenho prazer em comer, gosto do que é refinado e aprecio os bons vinhos. Também sou gulosa. Só não como muito e nem sou glutona.

6 comentários:

Anônimo disse...

olá ana!
gostei muito da sua pesquisa bem completa!
vejo da seguinte forma...no dia a dia, o gourmand é quem gosta de comer ,e o gourmet aprecia boa comida e é conhecedor...por minha parte me tornei gourmet mas sempre fui gourmande...gosto de comer, acabo o fundo das panelas, não deixo um pingo de molho no meu prato ¨je sauce¨ com meu pão, não recuso um doce, e gosto de muiiita coisa!
parabéns pelo seu site..leio tudo ou quase! beijos fanie

Maria Fernanda disse...

Ótima postagem, a definição dos termos é realmente controversa. Também comentei o tema em meu blog: http://floripagourmet.wordpress.com/2013/03/21/afinal-o-que-e-gourmet/

Um abraço,

Anônimo disse...

Ótima postagem, a definição dos termos é realmente controversa. Também comentei o tema em meu blog: http://floripagourmet.wordpress.com/2013/03/21/afinal-o-que-e-gourmet/

Um abraço,

Mesa de Ana Teresa disse...

OI Maria Fernanda,
obrigada pelo comentário e vou consultar o seu blog.
Abraços

Anônimo disse...

Very nice blog post. I definitely love this site. Keep it up!
Also visit my site : bacalao desalado

Anônimo disse...

Very nice blog post. I definitely love this site. Keep it up!
Also see my web page :: bacalao desalado