segunda-feira, 27 de outubro de 2008

MAIS ROSADOS




Sempre gostei de vinhos rosés, principalmente na primavera e verão. São refrescantes, agradáveis de beber e casam com uma culinária mais leve, própria de dias mais encalorados. Além disto, são servidos resfriados, a uma temperatura de cerca de 12°, ou seja, geladinhos.

Esta semana degustamos vários deles, e eu pensando que era apenas uma opção do momento, do inicio da primavera. Descobri depois o motivo das degustações: a coluna Carta de Vinhos, de Luiz Carlos Zanoni, publicada ontem no jornal O ESTADO DO PARANÁ - PRIMAVERA ROSADA.

Dos vinhos degustados, na minha opinião, os que mais apreciei foram: Château Reynon, muito saboroso, com um aroma floral, boa acidez, equilibrado, boa persistência na boca, 12,5% de álcool. Este vinho vai muito bem com salmão, peixes grelhados, e também com moqueca de peixe ou cozinha asiática.

O Clos Floridene, do mesmo produtor, é um pouco mais austero, se revelando aos poucos. É um vinho bem gastronômico e não serve para aperitivos. Acompanha bem massas leves, pizzas, peixes grelhados.

Château des Chaberts, vinho da Provence, feito com as uvas Grenache e Cinsault, é um pouco mais alcoólico que os anteriores, 13,5%, muito saboroso, bom para aperitivos e refeições. Também no mesmo gênero, temos o espanhol Gran Feudo. Eles possuem uma boa acidez que deixa o vinho bem refrescante e acompanham bem tapas, embutidos e peixes em geral.

OBS: Se você não conseguir fazer o link para a coluna Primavera Rosada, tente através do link na lateral do blog, e procure colunista Luiz Carlos Zanoni.

Nenhum comentário: