quarta-feira, 30 de junho de 2010

SOPAS INSTANTÂNEAS X CASEIRAS X HIPERTENSÃO ARTERIAL


Uma comparação entre sopas instantâneas e as feitas em casa também foi matéria da revista Veja desta semana. Duas nutricionistas avaliaram as sopas prontas instantâneas e propuseram receitas caseiras, as quais foram testadas por dois chefs. As sopas instantâneas têm como principal vilão o excesso de sódio. Em algumas, a quantidade de sódio chega a ser a metade recomendada por dia para um adulto. Imagine o malefício desta quantidade de sódio no organismo de uma criança!

O excesso de sal ou sódio, leva ao aumento da pressão arterial. A dose diária de sal para um adulto deve ser de 5 gramas, que correspondem a 2000 mg de sódio. Os brasileiros ingerem em média cerca de 12 gramas de sal ao dia. Mais do dobro recomendado. O sódio é muito usado como conservante nas comidas prontas e conservas. Sua quantidade é diretamente proporcional ao prazo de validade do alimento. Quanto maior o prazo, mais sódio terá.

Para diminuir o teor de sódio na alimentação, diminua a ingestão de produtos enlatados e prontos. É recomendável a ulilização de sal light, pois tem a metade da quantidade de cloreto de sódio. Sua pressão arterial irá agradecer.

As receitas propostas na matéria tinha como ingrediente caldo de legumes. O único problema é que a receita de como preparar este caldo não foi ensinada. Uma pessoa desavisada poderá utilizar caldo de legumes em cubo. Neste caso, todo o esforço de preparar uma sopa com baixo teor de sódio, será perdido.

Abaixo transcrevo minha receita de caldo de legumes. Para outros caldos, veja a postagem anterior FAÇA O SEU CALDO .


CALDO DE LEGUMES

INGREDIENTES: - as quantidades não são fixas, apenas uma orientação
• 2 cebolas
• 1 cenoura
• 1 alho poró
• 2 talos de salsão
• 3 dentes de alho
• Opcional: erva-doce, talos de cogumelos, salsa, cebolinha, etc
• Cerca de 2 litros de água
• Azeite de oliva para refogar (opcional)

PREPARO:
• Picar todos os legumes em cubos de cerca de 1 cm
• Refogar (opcional) em azeite de oliva cebola, alho, aipo (talo e folhas), cenoura, alho poró ; cheiro verde; etc
• Acrescentar água
• Cozinhar por cerca de 40 min a 1 h
• Coar em uma peneira ou pano e guardar no freezer

OBS: Todos os caldos são feitos sem sal. O sal é adicionado somente no momento do preparo do prato. Antes de congelar, refrigere, retire a gordura que eventualmente se forma por cima, ferva, reduza a quantidade na metade. Congele em formas de gelo. Após o congelamento, passe todos os cubinhos para saco plástico fechado. Se quiser, tempere os legumes cozidos e utilize-os para recheio de alguma torta.

3 comentários:

fernanda garcia disse...

Ana,
Eu lí a reportagem na Veja. Aí fiquei pensando: o que levou o Alex Atala a fazer propaganda pra caldo pronto???
Achei o fim. E acho que ele não deve estar precisando de dinheiro para se sujeitar a isso.
Vcs já voltaram?
Abs,
Fernanda

Anônimo disse...

Adorei seu blog!!! Você deveria cadastrá-lo na lista dos melhores blogs culinários da internet. Envie seu blog para a lista pelo seguinte endereço: www.soreceitas.com/enviar-blog

Mesa de Ana Teresa disse...

Oi Fernanda,
O que leva a este tipo de propaganda só pode ser dinheiro. Por coincidência estou lendo o livro do Santi Santamaria em que expõe suas idéias contra os adititivos na culinária. Numa carta ao Ferran Adrià ele recrimina exatamente este tipo de publicidade.
Voltamos amanhã.
bjser