terça-feira, 24 de agosto de 2010

WINE DINER NO SEL ET SUCRE

Rosalia e Ana

No início de agosto, a importadora Porto a Porto promoveu um jantar no bistrô Sel et Sucre para a apresentação de vinhos e cavas espanhóis. Lá estavam a enóloga Ana Lopez Lidon da vinícola Gramona e Rosália Molina, enóloga e proprietária da AltoLandon.

O bistrô reabriu no final de junho após uma reforma no salão o que possibilitou acréscimo de algumas mesas. A chef e proprietária Kika Mader nos preparou um menu degustação harmonizando com os vinhos apresentados.

Iniciamos o jantar com uma sopa de aspargos com um queijo branco cremoso ao centro e uma torrada de pão ciabatta.

Em seguida, foi servido um raviolini de queijo boursin com um molho de tomate fresco delicioso e em seguida uma mini-galette de salmão marinado com molho de limão siciliano.

Estas entradas foram acompanhadas pela Cava Gramona Pinot Noir Brut Rose, que estava deliciosa, um pouco encorpada e acompanhou bem a untuosidade dos pratos servidos. É uma cava com 100% de Pinot Noir e envelhece 2 anos na garrafa antes de sair para o mercado.


O peixe em crosta de pistache, molho beurre blanc e legumes crocantes foi acompanhado por um vinho branco Gramona Xarel-lo Font Jui. A uva Xarel-lo é própria da Catalunha e muito antiga. Este vinho tem 12% de álcool e passou 4 meses em barrica de carvalho. Vinho bem interessante que acompanhou bem o peixe.


O segundo prato foi um Tian de cordeiro em seu jus com alho poró em duas texturas. A carne de cordeiro é bem cozida, desfiada, misturada com alho poró e gratinado com uma farinha. Por cima, havia alho poró frito, crocante. O molho (jus) era o caldo do cozimento. É um prato leve e estava delicioso. Foi servido juntamente com o vinho Altolandon 2005, tinto, 50% Syrah e 50% Cabernet Franc que estagiou 12 meses em barricas de carvalho francês e tem 14,5% de álcool. Achei que o vinho pedia um prato mais consistente.

Um Creme Brülée, recheado por ganache de chocolate amargo foi servido com o vinho branco de sobremesa Gramona Frisante de Gel Gewürstraminer. Na elaboração deste vinho, as uvas são congeladas e depois prensadas. A fermentação alcoólica é suspensa quando o teor alcoólico atinge 9°, e parte do açúcar residual é consumido em uma segunda fermentação na garrafa, deixando o vinho frisante.


Ana Lopez já havia estado aqui em Curitiba no ano passado quando tive a oportunidade de conhecer as cavas Gramona. Na ocasião fiz uma postagem neste link.

Os vinhos AltoLandon só estarão no mercado brasileiro daqui a dois meses. Os que degustamos vieram pelas mãos da proprietária. Leia mais sobre estas enólogas na coluna de vinhos de Luiz Carlos Zanoni.

A minha ideia inicial seria postar, juntamente com as informações deste evento, uma receita de algum dos pratos. Estou ainda aguardando a receita solicitada. Como o tempo está passando, postarei sem a receita.

Serviço:

Sel et Sucre:

Alameda Presidente Taunay, 396
Curitiba - PR, 80420-180
(0xx)41 3077-6647

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Parabens pelas as escolhas no melhor da Cidade, concordo com todas. Fiquei muito feliz pelo fato da Empada Original ter sido eleita por seu voto.
Adoro seu blog.