segunda-feira, 9 de agosto de 2010

VINHOS SUL AFRICANOS

Vale de Franschhoek

Faço parte da Confraria Feminina do Vinho de Curitiba que se reúne mensalmente com degustação às cegas ou degustação de vinhos de uma determinada região. Uma aula sobre o tema ou explanação sobre os vinhos do dia, um jantar ou apenas petiscos e um pouco de conversa fiada acompanham os vinhos. Sou a confreira mais nova no grupo, o qual se reúne há mais de cinco anos, sob a presidência da enóloga Sandra Zottis. O último encontro (em julho) foi um jantar no Porcini Tratoria e o tema da noite foram os vinhos da África do Sul, aproveitando o gancho da copa do mundo. A confreira Maria do Carmo fez uma excelente exposição sobre o país e seus vinhos.


Iniciamos a degustação pelo vinho branco Porcupine Rigde, 2008, feito com a uva Sauvignon Blanc, (12,5 % álcool). Vinho fresco, não passa por madeira, com boa acidez, herbáceo e aromas de frutas brancas como abacaxi. Ótimo custo benefício. Gostei bastante. Importado pela Mistral e custa na importadora cerca de R$41,00. Este vinho é produzido pela vinícola Boekenhoutskloof que fica localizada na região de Franschhoek . Foi aí, devido ao clima e ao solo, onde os huguenotes franceses plantaram os primeiros pés de vinhas. Esta vinícola nasceu em 1776 quando uma pequena fazenda com este nome complicado foi fundada nesta região. O vale de Franschhoek fica à 40 Km de Cape Town.


O segundo vinho da noite foi um Pinotage - Raka, 2008 (14,5% álcool). A uva Pinotage foi criada em 1925 na Universidade de Stellenbosch pelo professor A.I. Perold. Ele uniu uma cepa de Pinot Noir com Cinsaut, conhecida na África do Sul como Hermitage. Esta variedade que tornou-se símbolo da região. Seus vinhos podem ser rudes ou elegantes. São de uma cor rubi intensa, boa estrutura, com aromas de amoras, cassis e com um toque adocicado. Este vinho Raka estagiou 12 meses em carvalho (francês e húngaro) o que deixou um pouco de aroma de baunilha misturado com banana. O vinho era bem intenso, taninos moderados. Achei ainda um pouco jovem. Segundo o site da importadora Decanter, tem uma estimativa de oito anos de guarda e custa cerca de R$ 80,00.

Por último, degustamos Ernie Els, 2004. Vinho da região de Stellenbosch, onde se concentram mais de 300 vinícolas. É um corte bordalês com 61% Cabernet Sauvignon, 24% Merlot, 6% Petit Verdot, 4% Cabernet Franc e 4% Malbec. Tem 14,5% de álcool, aromas de frutas vermelhas em compota, um bom final e me agradou muito. Possui 93 pontos pela avaliação do Robert Parker.

Para acompanhar os vinhos, o chef Gilberto Prado, o Giba, preparou um cardápio especial com pratos inspirados na gastronomia sul-africana. Como entrada, um creme de milho verde com folhas de mostarda fresca que casou muito bem com o Porcupine Rigde, Sauvingon Blanc. Em seguida foi servido com o vinho pinotage, uma polenta com ragu de carne. O vinho Ernie Els acompanhou o prato de mignon ao molho de curry, com arroz de passas e cuscus com castanhas e pistache.

Polenta com ragu de carne

Mignon ao molho de curry

Por ter sido a África do Sul rota de comércio entre o oriente e o ocidente, sua culinária recebeu influência de muitos povos incluindo árabes, portugueses, franceses, ingleses que se miscigenaram com a população autóctone. A alimentação consta de muitas carnes de caça, avestruz, e até um tira-gosto exótico como grilos fritos. Os acompanhamentos levam curry, açafrão e são recheados de damascos e passas.

Abaixo transcrevo a receita do creme de milho servido (receita sul-africana):


Mealie Soup - Creme de milho verde e mostarda fresca
(Rendimento de seis a oito porções)

Ingredientes:
- 4 colheres de manteiga
- 1 xícara de cebola picadinha
- 2 tomates picados sem sementes
- 6 espigas de milho verde pré-cozidas (3 xícaras) - passadas no ralador ou liquidificador
- 1 1/2 xícara de creme de leite
- 1 maço de mostarda picada em tiras
- 3 xícaras de caldo de galinha
- sal e pimenta preta a gosto (a receita original leva uma colher de café de pimenta preta)

Modo de preparo: Em uma panela grande refogue a cebola na manteiga. Na sequência adicione os tomates e cozinhe por mais alguns
minutos.
Adicione o milho, o creme de leite, caldo de galinha, sal e pimenta. Cozinhe por 15 minutos. Com a mistura quente adicione as folhas verdes frescas. Sirva com torradas.

Além de vinhos, a região proporciona safaris e passeios de balão.


Passeio de balão pelas savanas
Fotos de Ana Teresa Londres

Nenhum comentário: