quinta-feira, 17 de junho de 2010

CAMPANHAS DE EMPRESAS OBESOGÊNICAS


Empresas como McDonald's e Coca-Cola tentam fazer campanhas politicamente corretas, mas o que vendem são produtos altamente calóricos, sem valor nutritivo adequado e que contribuem para o aumento da obesidade, principalmente infantil. No Portal Estilo de Vida Saudável saiu uma matéria que vale a pena ser lida: As Campanhas de Empresas "Obesogênicas" - Tentando mudar sua imagem. A campanha do Mc Dia Feliz estimula o consumo de lanches hipercalóricos com objetivo de arrecadar fundos contra o câncer. Um contrasenso: para combater o câncer estimula a obesidade, que é uma doença e que pode levar a outras, inclusive ao câncer. O McDonalds argumenta que informa a tabela nutricional de seus alimentos e que oferece lanches menos caloricos. (revista Veja em resposta à entrevista do Jamie Oliver).

Calcula-se para um adulto, uma ingestão calórica diária de 2000 Kcal, em média. Para uma criança, esta quantidade é menor, de 1300 a 1800 Kcal, dependendo da faixa etária e do nível de atividade física. Uma pequena refeição no McDonalds com um sanduiche de hamburguer (o menos calórico - 257 Kcal), uma batata pequena (206 Kcal) e uma coca de 300 mL (120 Kcal) soma 583 Kcal. Quase a metade calórica que uma criança pequena precisa em um dia. Os gulosos, principalmente os obesos, não comem só isto. Estes vão pedir no mínimo: um BigMc (507 Kcal), uma batata grande (412 Kcal), uma coca de 500 mL ( 200 Kcal) e ainda um sundae de caramelo (489 Kcal). Tudo somou 1608 Kcal em apenas uma refeição. Dá o que pensar.

Não existe problema em frequentar estabelecimentos de fast-food ocasionalmente. A questão é que muitas familias fazem do fast-food seu dia a dia. Muita coisa precisa ser feita para conscientizar e esclarecer a população. Acho que todos nós temos esta responsabilidade como cidadãos, profissionais, pais, educadores e formadores de opinião. Não podemos esperar que só o governo e empresas que vendem estes alimentos o façam.

Nenhum comentário: