quarta-feira, 29 de julho de 2009

LYON E PAUL BOCUSE

Com 83 anos, Paul Bocuse, chef tri-estrelado há mais de quarenta anos, ainda está na ativa. Mora no apartamento um andar acima do seu restaurante principal, o Paul Bocuse, em Collonges au Mont d’Or à 18 Km de Lyon e pessoalmente supervisiona tudo o que se passa no andar térreo.








Estivemos lá e de repente, sem esperarmos, ele chega e se posta junto a mim para ser fotografado. Demorei alguns segundos para entender a intenção.

É uma lenda viva na cidade e seu nome muito presente: o mercado central se chama Les Halles Paul Bocuse. O nome é uma jogada de marketing. Fiquei um pouco frustrada, pois é um mercado butique, com lojas extremamente caras, e não são para as compras do dia-dia. Há muitas fromageries, charcuteries, alguns açougues, peixarias; tem também épiceries, lojas de vinhos, caviar, chocolates, doces finos, foie-gras, e são poucas as lojas com frutas, verduras e temperos frescos. Isto se encontra em abundância nas feiras livres dos bairros.

Além do restaurante três estrelas, Paul Bocuse também possui uma rede de brasseries em Lyon, ao todo cinco: Le Nord, Le Sud, L’Est, L’Ouest e Argenson. Todas tem um cardápio parecido, mas com algumas variações.



Le Nord é mais especializado em comida Lyonnaise, cozinha de tradição com Fricassé de poulet com creme, Saucisson pistaché en brioche, Quenelle de brochet sauce nantua. As quenelles são feitas com uma mistura de peixe moído e massa de pâte à choux, ou seja, massa de carolinas, e depois cozidas em um caldo.

Saucisson pistaché en brioche

Salmão marinado



Le Sud apresenta uma cozinha du soleil, com pratos mediterrâneos, um mix de Provence e Marrocos, com Salada niçoise, Ossobuco à l’italienne, Tajine de poulet de Bresse au citron, Soupe du pêcheur. Ambos localizam-se no centro de Lyon.



Gaspacho andalou

Eu estava hospedada em um apartamento muito próximo ao L’ Est, e acabei indo lá algumas vezes. Situa-se num bairro mais residencial, não longe do centro, em uma antiga estação de trem: estacão de Brotteaux. Tem a viagem como seu tema, com relógios mostrando os horários em diversas partes do mundo, e um trem elétrico circulando em torno do teto. No cardápio encontramos uma grande variedade de peixes, que são excelentes. Tanto o L’Est como o Sud tem uma pizza vegetariana, crocante, completamente diferente de qualquer pizza que conhecemos por aqui.

Pizza vegetariana

Massa ao pesto

Peixe grelhado com legumes

Salada de abacate, tomates e queijo feta

L’Ouest é a brasserie mais nova, tendo sido inaugurada em 2003 e fica na margem do rio Soâne. Apresenta uma culinária das ilhas longínquas como das Antilhas, um pouco da cozinha asiática e japoneza com Sashimi de atum e também espanhola como o Gaspacho andalou ou Pluma de patanegra.

A brasserie Argenson fica afastada do centro e é definida como mais burguesa, com pratos tradicionais como o Filet de bouef, o Escalope de salmão à l’oseille (uma verdura amarga), o Fricassé de ris e rognon de veau (timo e rim de vitela). Os franceses adoram estes miúdos. Também tem alguns pratos mais contemporâneos como Gambas grillés à la plancha ou Saint-jacques aux Girolles (um tipo de cogumelo).

Em algumas dessas brasseries a cozinha fica aberta para o salão, como esta da foto L' Est. Uma refeição sai entre 15 e 30 euros por pessoa sem o vinho. O serviço é muito bom e descontraído. Os restaurantes funcionam todos os dias da semana até às 23 horas e vale uma visita ao site onde encontram-se os cardápios, carta de vinhos, endereços, além de receitas. É bom sempre fazer reserva.

Falarei do restaurante Paul Bocuse e do mercado em outras postagens.

12 comentários:

Anônimo disse...

não seria em Collonges au Mont d'Or ao invés de Collanges ?

Mesa de Ana Teresa disse...

Tem razão, já fiz a correção.
Obrigada

Anônimo disse...

Tive o prazer de estar em Lyon com a Ana e Luis. Jantei com eles no bistrot Sud e outras amigas de Sao Paulo. A noite foi muito agradável pois pudemos degustar as escialidades das quais Ana falou.

Anônimo disse...

Correção : especialidades

fernanda garcia disse...

Anna,
Tudo muito bonito e parecendo ser muito saboroso!!!
Aguardamos o Paul Bocuse.
Abraço,

Mesa de Ana Teresa disse...

Oi Teresa,
Foi ótimo aquele jantar naquele dia especial.

Fernanda, aguarde...

bjs

Jussara Voss disse...

Ana, bom retorno!
Gostei das novidades, com direito a foto com Paul Bocuse, demais!
Abraço,
Jussara

Anônimo disse...

Heya! Ι rеаlize tbis is sοгt
of off-topic howеѵer I neеded to аsk.
Dоes opеratіng а ωеll-еstаblіѕhed blog suсh as yourfs require a massivе amount work?
I'm cοmpletely new to oρerating а blog howeѵer I do ωrіte in my
diaгy every day. I'd like to staart a blog so
Ӏ will be аble to share mу experience anԁ vkews οnline.
Please let me κnoω if yοu have any suggеѕtiоns orr tiρs for new aѕpiring blоggers.
Thankуou!

Herе is my blog post; watts water filter cartridges

Anônimo disse...

Ӏ am curіоus tο finԁ out what blog system you're utilizing?
I'm exрerіencing ѕοmе small seсuritу isѕues with mу
latest siye anԁ I'd like to find something morе sаfeguarԁеd.
Do уоu haѵе any sоlutіоns?


My hоmepage ... misborn (http://Www.Bigbearretreat.com/wikihelp/en.lproj/search/?sort=modifiedDate&kind=wiki&kind=weblog&kind=podcast&howMany=20&sortDirection=reverse&startIndex=0&tag=delete)

Anônimo disse...

I wаs ѕuggested this webѕіte bу mу
cοusіn. I am not sure whether thіs post is ωritten byy him as nοbоdу
else know suсh ddetailed аbout mу tгouble.
You arе wοnderful! Thankѕ!

Alsο vіsit my site; Frigidaire Water Filter Puresource 2

www.mesadeanateresa.blogspot.com disse...

Hi, when I started writing in the blog I didn't know how to doit. I use blogspot and It is autoexplained. I tried and nobody help me. You have to try. Success!

www.mesadeanateresa.blogspot.com disse...

Hi, when I started writing in the blog I didn't know how to doit. I use blogspot and It is autoexplained. I tried and nobody help me. You have to try. Success!