Cancale é uma pequena cidade na Bretanha, norte da França. Situa-se numa baía onde vê-se no lado oposto, ao longe, o Mont Saint Michel. É uma ótima opção para quem quer visitar a região. O Mont Saint Michel está a cerca de 50 Km, e Saint Malo, outra cidade muito interessante, a 15 Km. A cidade vive da pesca de ostras e do turismo. A região da orla é cheia de restaurantes de frutos do mar, principalmente ostras.
A cidadezinha é pequena, com um pouco mais que 5.000 habitantes, muito bem cuidada. São originárias de seu litoral, as ostras que comemos em Paris. Durante muito tempo, elas foram colhidas sem controle, e quase sumiram dos bancos de areia. Hoje, parques de ostras estão ali localizados e há um controle rigoroso. As ostras naturais só podem ser colhidas por 15 dias no mês de abril. As do tipo “plates”, menores e de fundo chato, são mais raras e cultivadas em locais mais distantes da praia. As da variedade “creuse”, mais comuns e abundantes, são curvas na parte de baixo e cultivadas próximas à orla marinha.
Ficamos hospedados num pequeno hotel “La Maison de la Marine”. Com apenas cinco quartos, muito confortáveis e com ótimo banheiro. Michele, a proprietária, nos deixa muito à vontade. Café da manhã na hora que desejarmos, uma sala de estar, internet wifi e sossego. O hotel é novo, foi inaugurado em outubro de 2010, e Michele trouxe para o restaurante Jonathan Datin, um chef que trabalhou em vários restaurantes estrelados. Com apenas 29 anos e nascido na Normandia, ele tem um grande futuro.
No primeiro dia, jantamos neste restaurante. Não tínhamos nenhuma referência e foi uma bela surpresa. Estava excelente! Desde a entrada, um trio fantástico com uma torta com sardinhas sobre uma compota de cebolas, uma terrine de legumes e um creme de aspargos. Como prato, um ‘souri d’agneau’, ou seja, a perna de cordeiro assada, desmanchado, cozida em baixa temperatura, acompanhada de lentilhas, legumes e creme de cenoura. Estava deliciosa.
O cordeiro é da região chamada de ‘prés-salés’. São pastos ao redor do Mont Saint Michel, onde a maré, quando sobe muito, cobre a relva que cresce no meio das pedras, deixando resíduos de sal. Este tipo de alimentação dá um gosto especial à carne dos cordeiros.
Trio de entrada com as sardinhas, terrine de legumes e coelho, e creme de aspargos com gelée de legumes e pontas de aspargos, ainda uma lula arrematando
Finalizamos com um trio de sobremesas: La crême brullée à la pistache, um clafouti de ruibarbo e um tipo de um creme/mousse com fromage blanc (um tipo de queijo branco batido) com creme e gelatina de amêndoas, frutas e amêndoas. Algo difícil de descrever e muito bom.
Serviço:
La Maison de la Marine
23, rue de la Marine (derrière l’église) Cancale - França - Tel: 33 (0)2 99 89 88 53
Nenhum comentário:
Postar um comentário