quarta-feira, 13 de julho de 2011

VIVE LE VICTOR


Imagem da A Tomada da Bastilha, por Jean-Pierre Louis Laurent Houel, e Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (imagens Wikipedia).

O ano de 1789 foi de revoltas e mudanças na França. Em 14 de julho houve a queda da Bastilha, simbolizando o fim da monarquia, dos privilégios da nobreza e do clero, e no dia 26 de agôsto, foi aprovada pela Assembléia Nacional Constituinte da França a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Dois fatos importantes na história da França.

Em homenagem a estes acontecimentos, à cultura e à gastronomia francesa, Franciso Urban, proprietário dos restaurantes Victor - Bar do Victor, Bistrô do Victor e Petiscaria do Victor - lançou um cardápio francês preparado pelos chefs Eva dos Santos e Claudinei de Oliveira. Na verdade são três menus diferentes, um para cada restaurante, e que serão servidos no jantar entre os dias 14 de julho e 26 de agôsto.

Ontem, eu tive a oportunidade de conhecer estes novos pratos num jantar degustação.

Chico Urban, Janice Urban e Eva dos Santos.

As entradas foram uma sopa Vichyssoise, uma sopa de cebola e vieiras gratinadas.

Soupe Vichyssoise (Petiscaria do Victor). Esta é uma sopa à base de batatas, alho poró e um pouco de creme de leite. No verão é servida fria.

Soupe à l'oignon et coupole de pâte feuilletée/sopa de cebola coberta com massa folhada (Bar do Victor). Muito boa para o inverno, pois é bem quente.

Coquilles St. Jacques (Bistrô do Victor). Vieiras gratinadas em molho com queijo.

Abaixo os pratos principais:

Crevettes à provençale accompagnées de ratatouille/ camarões à provençal com ratatouille de legumes (Bar do Victor).

Crevettes et chartreuse de saumon fumé, champignons et sauce au beurre blanc/ camarões com chartreuse de salmão defumado, cogumelos e molho beurre blanc. A chartreuse é uma trouxinha recheada. O molho beurre blanc é a base de manteiga, vinho branco e se quiser, um pouco de creme de leite (Bistrô do Victor).

Filet mignon Café Paris et pomme de terre/batata à la boulangère. O molho Café Paris é à base de manteiga e 13 tipos de ervas frescas. A batata é fatiada bem fininha e assada com manteiga. Chama-se à boulangère por que antigamente era assada no forno dos boulangers ou padeiros. Os ingredientes são batatas, cebola, manteiga, um pouco de caldo de legume e noz moscada. Nesta versão, achei que tinha um pouco de queijo ou creme de leite (Petiscaria do Victor).

Acima o trio de sobremesas: ao fundo à esquerda Paris Brest (Bar do Victor). Esta sobremesa foi criada em 1891 pelo pâtissier Louis Duran em homenagem à corrida de bicicleta entre Paris e Brest. Tem a forma de uma roda. É feita com massa choux, massa de carolinas, e recheada com creme mousseline que é uma mistura de creme chantilly com creme pâtissière. Amêndoas laminadas no topo.

A sobremesa da direita é um profiterole recheado de sorvete de creme e calda de chocolate. Será servida na Petiscaria do Victor.

Para o Bistrô do Victor, uma sobremesa composta de uma massa entremeada de maçãs e que se chama Grimole. É uma receita originária da região francesa de Poitou. Parece um clafouti, mas é um pouco mais seca. As maçãs são cortadas em fatias e assadas dentro de uma massa. Eu não conhecia este doce, e para mim, esta foi a melhor das sobremesas.

Serviço:

Bar do Victor: Rua Lívio Moreira 284, São Lourenço, Curitiba.
Tel: 41 3353 1920.

Bistrô do Victor: Espaço Gourmet ParkShopping Barigui, Curitiba.
Tel: 41 3317 6920.

Petiscaria do Victor: Av. Manoel Ribas 6995, Santa Felicidade, Curitiba.
Tel: 41 3273 4444.

Nenhum comentário: