segunda-feira, 11 de julho de 2011

LA MÈRE POULARD

Patrimônio Histórico da Humanidade, o Mont Saint Michael foi outrora um local de peregrinação e boa comida. Hoje está lotado de ônibus de turistas, a comida não é tão boa, mas continua lindo e mágico.

Uma abadia foi construída sobre o rochedo, numa baía entre a Normandia e a Bretanha. Este local fica à mercê das marés. Lá, a maré vai muito longe, avançando até 20 km e muitas vezes numa velocidade enorme, comparada ao galope de um cavalo. O início da construção da abadia data do século VII, quando um religioso recebeu ordens do Arcanjo St. Michael de construir um santuário sobre aquele rochedo. Sofreu transformações durante cerca de 1000 anos até atingir a sua grandeza atual. Na revolução francesa a abadia foi transformanda em prisão. Só foi devolvida aos monges e peregrinos na metade do século XIX.

A missa ia começar. Um sino badalava chamando os peregrinos de nosso dias.

Este era o refeitório dos monges. Imagino como devia ser frio...

Uma pequena cidade cresceu no entorno da abadia e lá vivia um boulanger, M. Victor Poulard, que casou-se com Annete, uma mulher hospitaleira e ótima cozinheira, logo chamada de Mère Poulard. O casal tinha um albergue na entrada da cidade e ali peregrinos paravam para dormir e fazer uma boa refeição. Muitos famosos, artistas, políticos, esportistas hospedaram-se ou jantaram chez Mère Poulard. Entre eles, Winston Churchill, Claude Monet, Hemingway.

Um dos pratos mais famosos era o omelete feito com ovos muito bem batidos, e cozido sobre a chama de um grande forno à lenha, um tipo de lareira. O segredo são os ovos bem selecionados, manteiga da Normandie e o fogo a lenha.

O hotel La Mère Poulard ainda existe no mesmo lugar do antigo albergue. Não conheci o hotel, nem o restaurante, mas nos dias de hoje, com a grande profusão de turistas, não ficaria naquele local pois, apesar de ser bem localizado, é barulhento e pelo que li em alguns sites, é bem caro.

Comprei um livro com as receitas da Mère Poulard, que são de dar água na boca. Fico imaginando como seria se hospedar e jantar neste lugar mágico.

Algumas imagens do livro acima e abaixo.




Esta é a cozinha atual do restaurante La Mère Poulard onde são preparados os omeletes. Fica aberta para a rua.

Nenhum comentário: