quinta-feira, 22 de agosto de 2013

COZINHANDO SEM DESPERDÍCIO – Receitas sustentáveis para o gourmet consciente

Você sabia que 1/3 dos alimentos produzidos na Europa são descartados? Ou seja, vão para o lixo. Os EEUU são os campeões, mas o Brasil não fica atrás, e está entre os dez países que mais desperdiçam comida no mundo. Aproximadamente 35% de nossa produção agrícola vão para o lixo, o que equivale a mais de 10 milhões de toneladas de alimentos que poderiam alimentar 54 milhões de brasileiros que vivem abaixo da linha da pobreza. O desperdício ocorre tanto na produção agrícola, nas indústrias, como no comércio de alimentos e nas residências.
O livro COZINHANDO SEM DESPERDÍCIO, de Lisa Casali, nos dá várias dicas e receitas de como podemos fazer a nossa parte, diminuindo o desperdício de alimentos, consequentemente, melhorando o planeta e ainda reduzindo custos. Ela começa dando dicas como: comer alimentos da estação, comprar e preparar a quantidade que será consumida, como conservar melhor os alimentos usando técnicas de secagem, salga, embalagem a vácuo e outras. Diferente e interessante é a técnica de usar a máquina de lavar louça para cozimento em baixa temperatura.
As receitas são agrupadas por ingredientes. No caso da abóbora, ela utiliza a casca na massa do pappardelle, nos muffins ou em forma de chips. As receitas com alho-poró são todas com a parte verde, que sempre é desprezada. Os talos mais duros dos aspargos viram cremes, como nas cestinhas de pão com creme de talos de aspargos e queijo; casca de batata transforma-se em chips ou é caramelizada ao vinagre balsâmico; as receitas de creme de batatas com folhas de rabanete e nhoque de pão com espinafre também são saborosas. Segundo ela, o pão é o campeão da lixeira doméstica. 
A última parte é composta por cardápios especiais: Ecobrunch com panqueca zero desperdício, pão mexido (pão amanhecido e ovos), suco de casca e miolos (das frutas); Lavado e cozido, onde ela mostra como preparar alimentos na máquina de lavar louça. Tem receita de Carpaccio de talos de aspargo com molho limão e ervas, ou filé de linguado com creme verde e de sobremesa mousse de bagaço de pera com raspas de chocolate. No almoço no escritório há uma receita de salada super vitaminada com pesto de casca de cenoura. Há ainda receitas para festas, cardápio vegetariano, cru, visitas inesperadas e outras. 
Lisa Casali, italiana, sempre se dedicou ao estudo de temas ambientais. Apresenta suas receitas na TV, colabora com a WWF no projeto One Planet Food e escreve em seu site Ecocucina  e no blog do Il Fatto Quotidiano.