segunda-feira, 6 de abril de 2009

OVOS E PÁSCOA

Este é o maior ovo de chocolate do mundo(?). Foi produzido na Bélgica em 2005, com 8 metros de altura e seis de diâmetro, e pesando 1,9 toneladas. Puro chocolate.

A páscoa está chegando e com ela muitos chocolates. Ovos, coelhos e bombons estão sendo vendidos em todos os lugares. Os supermercados ficam lotados com túneis de ovos, muitas vezes de qualidade duvidosa. Há excesso de gordura e açúcar, foi demonstrado numa pesquisa recente da Proteste, que analisou 30 marcas de ovos de páscoa. Vários foram contra-indicados para as crianças, que a cada dia solicitam mais e mais, vítimas dos apelos publicitários através de brindes e super-heróis estampados em muitos ovos.

O que ninguém lembra mais é o significado da páscoa, ovos e coelhinhos.

Para os cristãos, a páscoa significa a ressurreição de Cristo, a passagem para uma outra vida e o fim da quaresma onde se praticava o jejum e não era permitido comer ovos. É um dia de festa com comidas e doces. Ovo significa vida, e o coelho a fertilidade.

Pessach, a páscoa dos judeus, significa passagem, a libertação do povo hebreu, sua passagem pelo mar vermelho, a saída do Egito em direção à terra prometida. Coincide com as celebrações da chegada da primavera, depois de um inverno de penúria.


A tradição de oferecer ovos vem da antiguidade. Os Egípcios e Romanos ofereciam ovos pintados no inicio da primavera, simbolizando a vida e o renascimento. Esta tradição se propagou pela Europa oriental e os ovos de galinha eram cozidos, decorados com pinturas e deixados em ninhos para as crianças comportadas. No século XVIII, os chocolatiers franceses começaram a confeccionar os ovos em chocolate, e a partir de então eles vieram para ficar.

Mesmo com tanta oferta, não fica difícil escolher. Minha opção e sugestão é de um chocolate de melhor qualidade, mesmo sendo mais caro. Aquele que derrete na boca, deixando uma sensação muito gostosa. Os que contêm mais cacau são os melhores, tanto no gosto como para a saúde. Devemos incentivar as crianças a comerem chocolates menos doces e sem exagero na quantidade.



Uma boa pedida são os chocolates do Cuore di Cacao, aqui de Curitiba. As irmãs Carolina e Bibiana Schneider desenvolveram chocolates artesanais, com produtos de excelente qualidade e frescos. Utilizam chocolates de diferentes origens, das marcas Callebaut, belga, e Valrhona, francês. Como só possuem uma loja, atendem também encomendas que chegam ao destino via sedex e embalagem apropriada. Provei vários chocolates e gostei de todos, em especial do ovo recheado com ganache de banana e cachaça. Este chocolate representou o Brasil no Salon Du Chocolat, em Paris no ano passado. Vale a pena uma visita à loja ou ao site.

Boa Páscoa!

6 comentários:

Anônimo disse...

Hum!!!!
Este ovo trufado da Cuore di Cacao se porta bem num sedex???

Bjs
Amelia

Mesa de Ana Teresa disse...

Elas dizem que sim, que enviam em embalagem apropriada, talvez térmica para não sofrer ação do calor e é despachado em sedex 10.
bjs

Zé Rodrigo disse...

Mudando de assunto, voce tem que ensinar para o Dudu os prazeres de uma boa bebida.
Ontem eu estive com ele num restaurante e fiquei abismado com o pedido dele. Uma beberagem que nem Belzebu aturaria. Xarope de Alcatrão de São João da Barra da de dez naquilo....aaaargh!
:-)))

Anônimo disse...

Teresa, vc sabe como é fécula de batata em inglês? Fernanda quer saber se ela acha esse ingrediente lá no Canadá pra fazer uns biscoitos deliciosos que fiz com as crianças, com uma receita que a Manu ganhou numa colônia de férias. Fiz, com a ajuda deles, e cortamos em forma de coelhinho e de ovo, com umas forminhas que comprei junto com Lucas outro dia. Gostei das suas dicas sobre Páscoa, e já pensava assim mesmo! Boa Páscoa prá todos, Marina

Mesa de Ana Teresa disse...

Oi Zé,
aproveitei a estada do Dudu aqui em casa e já conversamos a respeito.
Feliz Páscoa para voces, embora com um pouco de atraso.bjs

Mesa de Ana Teresa disse...

Oi Marina,
Não descobri o nome de fécula de batata em inglês. Potato flour? Não sei.
Feliz Páscoa para todos voces
bjs