segunda-feira, 13 de abril de 2009

VINDOURO

Silvana, Alain e Eliseu

Finalmente os bairros Juvevê e Cabral ganharam um restaurante de qualidade: bistrô e loja de vinhos. Esta região da cidade, do outro lado do centro, sempre foi esquecida, e para alguns é até considerada “periferia”. Ainda mais onde moro, na beira da linha do trem. Isto mesmo, o trem passa aqui várias vezes ao dia, mas até acho pitoresco e não me incomoda. Quando vim morar em Curitiba, em 1974, era mesmo periferia. Meus colegas de faculdade diziam que o campus do Juvevê, na rua dos Funcionários, era longe. Todos reclamavam quando tínhamos aula lá. Para quem veio do Rio de Janeiro e ia diariamente de Botafogo ao Fundão, era tudo muito perto.

Vindouro surgiu de um projeto do sommelier Eliseu Fernandes e da advogada Silvana Fetter. Ambos com vontade de ter um negócio próprio, uniram forças para este projeto: uma loja de vinhos, um bistrô e um espaço gourmet para jantares de até 16 pessoas onde o cliente pode cozinhar. Eliseu procurou vinhos de várias importadoras, buscando incluir rótulos menos conhecidos e priorizando o primeiro mundo.

O bistrô apresenta um cardápio francês com toque italiano. Alain Uzan, francês de Paris, que sempre viveu dentro de uma cozinha, pois seu pai possuía restaurante, é o responsável pelo cardápio. Há 10 anos resolveu se radicar em São Paulo, onde dá consultoria a vários restaurantes.


Jantamos lá na semana passada e Alain Uzan preparou uma série de cinco ostras de maneiras diversas e orientou a sequência da degustação. Iniciamos por uma natural, em seguida a preparada com salmão marinado, creme azedo, limão siciliano e ovas. A terceira era envolta em bacon e temperada com alecrim, e, por incrível que pareça, deu certo. A quarta, mais intensa, a receita tradicional à Rockefeller, gratinada, em que entram ingredientes como tomate, alho e ervas. A última, “à ma façon” , como ele disse, com limão e um leve creme, retoma a acidez da ostra fresca. Ele é apaixonado por elas e pretende introduzi-las no cardápio de segunda a quarta-feira.
ostra in natura
ostra com bacon e alecrim
ostra com salmão, creme e ovas


Para meu gosto, a Rockefeller tem ingredientes em excesso mascarando um pouco o sabor da ostra. Esta receita foi executada pela primeira vez em New Orleans, no restaurante Antoine’s, no final do século XIX. O chef Jules Alciatore, filho do Antoine, trocou a receita já tradicional do restaurante de escargots da Bourgogne, que estavam em falta, por ostras locais. O sucesso foi tão grande que um freqüentador disse que as ostras eram tão ricas quanto o Rockefeller (John D. Rockefeller, 1839-1937). Daí surgiu o nome. A receita original foi tão guardada que desapareceu com seu criador. Sabe-se que continha muitos ingredientes, entre eles um verde que se supõe ser espinafre. Outros dizem que é salsinha, agrião ou aipo. Nesta que comi não identifiquei estes ingredientes.



Em seguida fomos servidos com um peixe do dia, que no caso era uma pescada. Ótima, úmida, no ponto certo de cozimento e costeletas de cordeiro, uruguaias, super macias e suculentas. Três mini-sobremesas encerraram a refeição: creme brulée, mini-carolina recheada com sorvete de creme e nougat glacé provençal.



costeletas de cordeiro

mini-sobremesas


Serviço: Vindouro situa-se à rua Guarda-mor Lustosa 129, Juvevê. Curitiba
Tel: 41 3027-0700. O bistrô funciona de segunda a sábado das 19 às 24 horas e a loja das 10 às 24 horas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada pela matéria. Ficou um primor. Grande abraço.
Silvana

Jussara Voss disse...

Ótimos: jantar e companhia.
Abraço,
ju