quinta-feira, 8 de julho de 2010

CALDOS X CALDOS

Ontem pela manhã, enquanto eu aguardava na sala de espera de uma clínica, a televisão mostrava Ana Maria Braga preparando um prato e fazendo propaganda do mesmo caldo Knorr gelatinoso que Alex Atala já havia promovido na revista Veja. Segundo ela, é igual ao caldo feito em casa. Vocês acreditam? Eu não.

Para tirar as dúvidas, entrei no site da Knorr, e não encontrei o conteúdo nutricional do caldo, embora haja um link. Enviei uma mensagem e aguardo retorno. Só vendo para crer. Quando eu conseguir a resposta, divulgarei.

A história da Knorr é até interessante. Foi no século XIX, 1838, que o alemão Carl Heinrich Knorr abriu a primeira fábrica para produção de chicória desidratada. Era uma época de fome no mundo, inicio do ciclo industrial. Os trabalhadores necessitavam de alimentos prontos e práticos. A primeira sopa em pacote, pronta para uso, seria, contudo, lançada apenas 35 anos após, em 1873.

Estes produtos tão antigos nunca saírão do mercado, mas precisam ser adaptados. Além da praticidade, precisam satisfazer às condições de saúde da população. Assim como obrigaram as industrias a diminuir a quantidade de gorduras trans, a diminuição no conteúdo de sódio também se faz necessária. Nada contra os produtos industrializados, desde que não sejam prejudiciais à saúde.

3 comentários:

fernanda garcia disse...

Ana,
Confesso: eu provei...
E posso afirmar que nem de longe lembra os caldos que fazemos em casa...
Usamos num risoto e ficou "muito" ruim...
Papelão do Alex Atala.
Já falei e repito: não acho que ele precise de dinheiro para se sujeitar a isso.
Abs,
Fernanda Garcia

Unknown disse...

Olá!!! Amei seu blog! Já coloquei ele na lista de meus blogs de comidas prediletos (www.comidastipicas.org/blogs-de-comidas).
Estou lançando um site de receitas de comidas típicas, você poderia colocar um link para meu site em seu blog? Meu site é: www.comidastipicas.org
Agradeço pelo link!!!
Beijos e boa semana!!!

TOMAZELA disse...

FAÇO CALDO A MUITO TEMPO ESTE CALDO DA PROPAGANDA JA TEM EM MERCADOS , MAIS OS NOSSOS FEITO EM CASA E BEM MELHOR , PARA IGUALAR NA TESTURA PODEMOS COLOCAR GELATINA INCOLOR TAMBEM , CLARO QUE EM UMA PROPORÇAO PEQUENA PARA PODER DISOLVER ASSIM QUE FOMOS USAR.
PARABENS PELO BLOG.
ABRAÇOS