quinta-feira, 31 de março de 2011

CHOCOLATE NA PÁSCOA E NO ANO TODO

foto divulgação Cuore di Cacao

Comer chocolate é muito bom. Anima a alma, dá alegria e saciedade. Mas cuidado com os excessos, o chocolate possui além de açúcar, bastante gordura saturada, na forma de manteiga de cacau. Substâncias boas, estimulantes, como a teobromina e a cafeína, e os antioxidantes polifenóis também estão presentes. Vamos pensar apenas no prazer que o chocolate nos dá.

Se é para comer chocolate, que seja de boa qualidade. Para mim, os campeões são os chocolates produzidos pela Cuore di Cacao, cuja loja no bairro do Cabral em Curitiba acaba de completar um ano.

Na sexta feira, dia 25 de março, as irmãs Bibiana e Carolina Schneider convidaram amigos para conhecer a nova coleção de chocolates. Foi o momento de também festejar o aniversário da loja do Cabral, onde a Cuore di Cacao compartilha o espaço com o Empório Rosmarino, cuja chef Solange Schneider é a responsável pela produção das massas artesanais congeladas, molhos, sopas, antepastos, quiches e sobremesas. O empório ainda vende vinhos, azeites e outras delícias.

No evento, após a degustação dos salgados da Rosmarino, passei aos chocolates. Uma tentação! Quadradinhos lindos, recheados com os sabores dos novos ovos de páscoa: pistache, crème brûlée, marzipan, caramelo com flor de sal, chocolates de origem com 62% de cacau do Brasil e de Madagascar. Havia muitos outros, que a prudência não me permitiu provar. Os meus preferidos são sempre os mais amargos, com mais cacau, como os dois últimos. Um dos que também adoro é o chocolate com caramelo e flor de sal. O contraste de sabores, doce e salgado, fica delicioso. A primeira vez que comi um chocolate assim foi na França, juntamente com o cafezinho no restaurante do Joel Robuchon, há uns 5 anos. Na época, ninguém aqui no Brasil conhecia esta novidade. Fiquei maravilhada à primeira mordida.

A nova coleção de ovos de páscoa tem sabores diferentes em cada face do ovo, cada metade com um recheio. Podem ser saboreados separadamente, mas juntos criam novas sensações. As novidades são os ovos Crème Brûlée, que contém recheio cremoso de baunilha Bourbon numa face e pedaços crocantes de caramelo em outra. O de Caramelo Balsâmico e Morangos é composto por metade chocolate amargo, cacau de Madagascar, com morangos desidratados e o outro lado é recheado com caramelo de vinagre balsâmico. A ousadia ficou por conta do ovo de Gorgonzola com Doce de leite e Nozes. Uma metade recheada com ganache de doce de leite e queijo gorgonzola e a outra com nozes tostadas. Estou com água na boca por estas delícias.

Os ovos das diversas linhas continuam a ser produzidos: linha Clássicos, Damasco, Champanhe, linha Origem com os chocolates da América do Sul (trufado ao leite 40% cacau), Equador e Venezuela (trufado amargo 70% cacau) e Brasil (amargo 62% cacau), e linhas Diet e Humm!!

Carolina e Bibiana trabalham juntam há mais de 8 anos. Carolina, formada em Nutrição, especializou-se em chocolates, fez curso na École Lenôtre e estagiou em várias casas européias. Bibiana, designer, cuida do conceito visual de toda a chocolateria.

Serviço:

As lojas da Cuore di Cacao ficam na R. Fernando Simas, 334 – Batel. Telefone (41) 3014-4010 e na R. Dr. Manoel Pedro, 673 – Cabral – Curitiba/PR. Telefone: (41) 3053-4010.

A Cuore di Cacao aceita encomentas para outra cidade. Os chocolates são enviados em embalagem apropriada através do sedex-10.


Nenhum comentário: