terça-feira, 19 de abril de 2011

AULA E DIVERSÃO

No dia 13 deste mês foi a verdadeira inauguração da Cozinha Experimental da Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP) com a primeira aula. Fiquei muito ocupada todo este tempo, testando receitas e outras coisas, por isto nada escrevi neste blog.

Comecei o dia já pela manhã preparando uma receita do bolinho de maçã. Queria garantir que ficasse bom, pois já conhecia o resultado no meu forno. Depois do almoço fui para a SPP, onde, no Espaço Gourmet Dieter Garbers, foi realizado o curso. Rosane, minha comparsa de estudo e cozinha, já estava lá me aguardando para iniciarmos os trabalhos e organizarmos tudo para a noite. Outra receita do bolinho foi para o forno, muitas panquecas ficaram prontas, muito espinafre lavado, couve, salsinha, hortelã, maçã, limão, tudo pronto para ser usado nas receitas. Ainda bem que tivemos ajuda da Maria, funcionária da SPP. Ingredientes dosados, utensílios separados. Dez lugares na bancada para que os colegas pudessem se divertir executando as receitas.

Já eram seis e meia da tarde quando tudo ficou pronto. Fizemos uma pausa, um lanche e baterias recarregadas.

Vanessa Liberalesso, Pediatra e Nutróloga, iniciou com uma excelente palestra sobre os "Desafios da alimentação do escolar e pré-escolar". Para a aula prática preparei receitas fáceis, saudáveis, que os colegas pudessem executar sem dificuldades, e posteriormente, ensinar às mães. Todos participaram, cada um preparando uma parte das receitas. Na verdade, acho que todo mundo se divertiu, e este era um dos principais objetivos. Depois de um dia de trabalho em hospitais e consultórios, nada como uma diversão. Na correria da aula, poucas comidas foram fotografadas.

Escolhi como receitas panquecas de espinafre com molho branco, hamburguer, suco de couve com limão e hortelã, e para o lanche escolar, bolinho de maçã e canela. Em quase todas incluí aveia em flocos ou farinha. Objetivo de aumentar a quantidade de fibras tornando-as mais saudáveis. A receita do hamburguer já foi postada neste link. As outras virão posteriormente.

Para que este projeto pudesse ser realizado contamos com apoio da Nestlê e da Eletrolux que nos doou fogão e geladeira.

Ninguém fica bem com esta touquinha, e a minha estava bem torta.

Rosane, idealizadora da cozinha, feliz com o resultado.

Duduque bem eficiente nas panquecas.

Uma folha de couve com o hamburguer foi a opção de Isaura para comê-lo.

Missão cumprida neste dia.

Nenhum comentário: