terça-feira, 5 de abril de 2011

COZINHA EXPERIMENTAL


Dra. Beatriz Bermudez, Dra. Rosane Mingot, Dra. Ana Teresa Londres, Dra. Marcella Garcez, Dr. Aristides Schier

Um jantar, patrocinado pela Nestlé e reunindo vários pediatras, marcou a inauguração da Cozinha Experimental da Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP). Esta cozinha está ainda nascendo. Idealizada pela Dra. Rosane Mingot, responsável pelo departamento de eventos, com apoio da Dra. Darci Bonetto, presidente da SPP, e de todo o departamento de Nutrologia do qual eu faço parte. Quando me convidaram para participar, logo abracei a idéia.

Dra. Darci falando dos objetivos da cozinha no jantar. As aulas serão ministradas neste local.

Esta cozinha será um centro de estudos teórico e prático, que englobará a nutrologia em todos os seus aspectos. Alimentação para crianças em todas as faixas etárias, adolescentes, gestantes, nutrizes, obesidade, desnutrição, doenças como alergias alimentares, doença celíaca, nefropatias, neuropatias, dislipidemias e outras, são alguns dos temas que serão abordados. O objetivo é capacitar pediatras nestes assuntos, de modo que possam, de alguma maneira, orientar melhor seus pacientes. A parte prática será na cozinha, todos participando do preparo de receitas relacionadas com o assunto teórico.

Por enquanto a cozinha ainda está meio crua. A Eletrolux nos agraciou com um ótimo fogão de 5 bocas e uma geladeira duplex, mas ainda falta quase tudo. Por enquanto, eu e a Rosane, estamos trabalhando nos testes de algumas receitas com nossos equipamentos.

Iniciaremos o curso de Atualização Teórico-Prática em Nutrologia Pediátrica no dia 13 de abril próximo e será aberto a todos os pediatras sócios da SPP e residentes em pediatria. Serão apenas 20 vagas por curso. Teremos o apoio da Nestlé, que está nos ajudando a pôr em prática este projeto.

O tema da primeira aula será "Desafios na alimentação do pré-escolar e escolar". Dra. Fabíola Suano, da Unifesp, São Paulo, virá dar a parte teórica e eu, com apoio da Rosane, ministraremos a prática, onde ensinaremos um pouco do preparo de alguns pratos adequados para esta faixa etária.

Durante este ano, teremos uma aula por mês e os assuntos serão: gestante e nutrição fetal, alimentação do lactente no primeiro ano de vida, alimentação do paciente celíaco, manejo da dieta sem proteína do leite de vaca, nutrindo o desnutrido ambulatorialmente e obesidade no consultório.

Informações poderão ser obtidas na secretaria da SPP, pelo telefone: 41 3223 2570.

8 comentários:

Amelia Adelaide Londres disse...

Muito bacana!!! Parabéns!!

Zé Rodrigo disse...

Hummm...receitas de comidinhas para crianças, que delícia!
Acho que voces poderão abordar temas super pertinentes feito: "Um bolo de chocolate de sobremesa no almoço é melhor do que chiclete a tarde inteira", ou "Torta de maçã com sorvete de creme contém todas as vitaminas necessárias para o crescimento infantil", ou ainda "Por que seu filho prefere as batatas fritas do Mac Donalds em vez do purê de chuchu feito em casa?"
:-) :-) :-)

Unknown disse...

Bela idéia! que seja bem sucedida!

Mesa de Ana Teresa disse...

Tomara que consigamos o patrocinio para que o projeto va em frente.
Como doce vou fazer um bolinho de maca. Amnha testarei mais algumas receitas.

Marjorie Cristiane Feliz disse...

ANA, FINALMENTE COMER BEM COM SAÚDE!! QUE SEJA UM SUCESSO..PARABÉNS
MARJORIE

Rafaela disse...

Que projeto ótimo Teresa! Boa sorte! Parabéns!

Monica disse...

Parabens Ana Tereza! Otima iniciativa e com profissionais capacitados e envolvidos como voces tem tudo para dar certo. Sucesso e grande abraco.

Monica disse...

Parabens Ana Tereza! Otima iniciativa e com profissionais capacitados e envolvidos como voces tem tudo para dar certo. Sucesso e grande abraco.