domingo, 28 de setembro de 2008

L’ÉPICERIE – BISTROT PREMIADO



O Bistrot français L’Épicerie está de parabéns pela estrela recebida do Guia 4 Rodas. Foi eleito também o melhor bistrot de Curitiba pela revista Gula.

Com menos de 2 anos de existência, vem aguçando o paladar dos curitibanos. Sua culinária é tipicamente francesa, em um ambiente de bistrot com mesas pequenas, decoração aconchegante, prato do dia no quadro negro e um cardápio enxuto.

Fannie Dellate e Gustavo Alves são os proprietários. Ela, francesa, com formação em hotelaria pela École Hôteliére Vatel de Lyon e passagem por diversos restaurantes na França, Londres e Rio de Janeiro, onde trabalhou com Claude Troisgros. Recebe sempre todos os clientes no salão e supervisiona tudo o que se passa no restaurante. Gustavo é brasileiro de Petrópolis, formado em direito e autodidata na culinária. Assumiu o desafio do comando das panelas quando o restaurante tinha 3 meses de existência. Nesta época perceberam que estava difícil encontrar algum chef perfeccionista como gostariam. Desde então, Gustavo vem se aperfeiçoando, buscando novas técnicas, novos produtos, lendo e conversando com outros chefs.

Como entrada, sugiro a terrine de foie gras, receita da mãe de Fanie, que vem acompanhada de compota de figos. Minhas sugestões para prato são o magret de canard com maçã caramelada ou Filet à Rossini com foie gras e batata palha perfeitamente frita. Todas as carnes estão sempre no ponto certo. Os pratos são sempre acompanhados por salada ou julienne de legumes, ou ainda gratin de batata, além de outro acompanhamento próprio de cada prato. Como sobremesa, gosto muito da Tarte Tatin. No site do bistrot, você pode encontrar todo o cardápio.
A carta de vinhos é compatível com uma carta de bistrot: do tamanho certo, inteligente e honesta, vinhos franceses, principalmente de Bordeaux escolhidos a dedo e vinhos do novo mundo com um custo benefício interessante.
É bom fazer reserva.
Fanie me enviou sua receita de magret de canard que segue abaixo:



Magret de canard, redução de vinagre balsâmico e manga grelhada

Para 04 pessoas.
Ingredientes:
04 magrets (peito)
400 ml de vinagre balsâmico
100 ml de vinho tinto
01 manga madura
Tomilho fresco para decoração
Modo de preparo:
Reduza o vinagre balsâmico e o vinho tinto em fogo baixo até aproximadamente um terço da quantidade inicial.

Descasque as mangas, corte em fatias médias de um centímetro de espessura. Em uma grelha pré-aquecida coloque os pedaços de manga deixando grelhar de ambos os lados. Reserve em local quente.
Retire os excessos de gordura das laterais do peito de pato e faça cortes em losango no lado da gordura sem deixar a faca atingir a carne. Coloque os peitos, com o lado da gordura para baixo, em uma frigideira pré-aquecida sem utilizar óleo, deixe dourar e derreter parte da gordura em fogo alto (aproximadamente 4 minutos). Vire e quando a carne chegar no ponto desejado, retire e corte em fatias de meio centímetro.
Em um prato pré-aquecido monte o pato em formato de leque e em frente coloque duas fatias de manga. Disponha o molho sobre o pato e decore com o tomilho.

BON APPÉTIT!!!

Serviço:
Bistrot Français L’Épicerie: Rua Fernando Simas 340, Bigorrilho. Curitiba
Tel: 41 3079-1889.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ana,
Muito oportuno seu artigo. Realmente o L'Épicerie foi a melhor novidade de Curitiba dos últimos tempos. Tudo lá é excelente!!! A comida, o ambiente e o atendimento.
Na sexta estivemos lá. Até imaginei que te encontraria.
Abraço,
Fernanda Garcia

Mesa de Ana Teresa disse...

Fernada,
Que tal na próxima semana?
bjs