terça-feira, 2 de junho de 2009

ALTA GASTRONOMIA DE BAIXA CALORIA



Assim é o livro, A Dieta do Chef, publicado recentemente pela editora SENAC. Seu autor é nada menos que Roland Villard, francês de St Etienne, cidade próxima a Lyon, e que trabalha como chef no restaurante Le Pré-Catalan, do hotel Sofitel no Rio de Janeiro.

Após um período pesando bem mais do que deveria, chegou a pesar 105 quilos, Roland começou a correr e a mudar seus hábitos alimentares. Perdeu cerca de 35 kg e decidiu publicar um livro com receitas menos calóricas, mas igualmente deliciosas. Partindo do princípio de que é impossível manter uma dieta com grelhados e legumes por mais do que alguns dias, resolveu criar e adaptar receitas tradicionais, tornando-as mais leves, menos calóricas, muito atraentes no visual e sobretudo saborosas. São entradas, peixes, massas, carnes e sobremesas. Usa muito peixe cru, salmão, atum, carnes magras como codornas, mignon e cordeiro, legumes de todos os tipos, muito tomate e nas sobremesas predominam as frutas. Tem também souflé de chocolate amargo. As fotos são primorosas e apetitosas. Dá vontade de testar e provar muitas das receitas.

O livro é composto por várias partes: Um pouco sobre saúde e nutrição, métodos de cocção, glossário, receitas de base, e também sobre a vida deste chef pelas palavras de Danúsia Bárbara, crítica gastronômica, além, é claro, de muitas receitas.

Nesta foto temos um carpaccio de beterraba com peixe marinado e julienne de cenoura.

5 comentários:

Jussara Voss disse...

Oi, Ana!
Por onde você anda? Não vai no evento do Paladar?
Beijo,
Jussara

fernanda garcia disse...

Ana,
Agora você conseguiu combinar saúde com assuntos MUITO interessantes. Acho que terei que comprar esse livro.
Beijão,

Mesa de Ana Teresa disse...

OI Jussara,
Andei uma semana em SP num congresso de Nutrologia e dp 5 dias em Buenos Aires. Desta vez acho que não vou ao evento.Também não fizemos mais confrarias.
Bjs

Mesa de Ana Teresa disse...

Oi Fernanda, Se o livro fosse meu, te emprestaria, mas tb fiquei com vontade de comprá-lo.
bjs

Jussara Voss disse...

Ah! Que pena!
Beijo,
Jussara