segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

PANETONES, CHOCOTONES, E OUTROS

Gotas de chocolate dentro do panetone. Assim nasceu o chocotone, com o intuito de tornar o panetone mais atrativo e aumentar suas vendas. Tudo que tem chocolate pode ser muito gostoso, agrada principalmente à criançada, mas estes lanches acabam sendo excessivamente calóricos, com gorduras e açúcares em excesso. Doce de leite, avelãs e outros ingredientes muitas vezes substituem as frutas cristalizadas. Uma pesquisa da Proteste avaliou 16 marcas de panetones com chocolate encontrados nos supermercados. Ela concluiu que eles apresentam excesso de calorias, poucos nutrientes, e, entre os analisados, alguns não correspondiam à rotulagem, com a presença de adoçantes sem a devida especificação.

O Panetone é uma especialidade de Milão, criada para o Natal e Ano Novo. Introduzido no Brasil pelos imigrantes italianos, tornou-se obrigatório nas mesas brasileiras nesta época de festas de final de ano. Na receita original, ele crescia por três vezes, durante 24 horas, resultando numa massa de textura macia, levemente ácida.



Este vídeo está no portal da Record e explica como o panetone atualmente está sendo produzido no Brasil.

3 comentários:

Regina Rozenbaum disse...

Engraçado Ana, mesmo não sabendo dessas informações que vc nos dá, nunca fui fã de Panetone e similares...Nunca "investi" minhas calorias nisso rsrsrs. À propósito, postei no blog aquela história de Gourmet e Gourmand (É tudo com G.)depois me conta o que achou.
Beijuuss mineiros n.c.
Regina
www.toforatodentro.blogspot.com

Mesa de Ana Teresa disse...

Oi Regina,
Vou ver o teu blog e dp comento.
bjs
Ana

isabel disse...

confesso que essa reportagem nã me seduziu mto...tanta cobertura, e chocolate em exagero só me fazem pnsar que se exagera demais...e nesta época pior ainda. há que ser um pouco mais razoável nas escolhas, não?