terça-feira, 21 de setembro de 2010

A SABEDORIA DO TAXISTA


A semana passada passei em São Paulo participando de um congresso de nutrologia. No sábado, indo para o aeroporto de Congonhas, o motorista do taxi, Sr. José, estava curioso em saber o que é nutrologia. Ela já havia feito uma corrida com um casal que estava no mesmo congresso. Após minha explicação, perguntou se tinha relação com obesidade. Então me disse:

Dona, a senhora não acha que hoje tem muita gente gorda? Vejo as meninas, são todas muito barrigudas. Falo para minha neta de 20 anos que ela tem que se mexer, andar a pé, de bicicleta e não ficar só no sofá em frente da TV. Além de tudo, só come porcaria, sanduíches, salgadinhos. E ainda fica brava comigo quando eu falo! Me diz que eu não tenho nada com isto e que não entendo nada. Vou fazer 72 anos, e no meu tempo, a gente comia muito melhor, comia arroz, feijão, legumes, frutas. Por isto tenho boa saúde e não sou gordo. Como pouco e de manhã só tomo um café com leite.

Acalmei-o, dizendo que ele tinha toda razão e estava certíssimo em relação à neta.

Assim como a neta de Sr. José, muitas crianças e adolescentes estão crescendo sem atividade física e com uma dieta totalmente inadequada: excesso de gorduras, de açúcares, calorias vazias, poucas fibras, vitaminas e minerais. Passam os dias em frente da TV, computador ou vídeo-games. O corpo tem mais gordura do que músculos, e já na infância, as placas gordurosas das artérias começam a se formar.

Seria muito bom se todos pensassem como o Sr. José, que na sua simplicidade, sabe o que é melhor para a saúde.

Nenhum comentário: