sábado, 11 de setembro de 2010

VINBISTRO E VINIPORTUGAL

Vinhos apresentados e degustados no inicio do evento

Sônia Fernandes, diretora da ViniPortugal e responsável pela divulgação dos vinhos portugueses no Brasil, esteve em Curitiba para um jantar no VinBistro, onde Gustavo de Andrade de Paula, presidente da ABS São Paulo (Associação Brasileira de Sommeliers), apresentou e comandou a degustação dos diversos vinhos portugueses.

Tudo no evento estava impecável: os vinhos, a comida e o serviço. Porções adequadas, pratos quentes e boa harmonização com os vinhos servidos.

Como entrada foi servida uma salada verde com uma fina fatia de pera e queijo brie gratinado. O contraste do frio com o quente ficou especial. O vinho verde da uva alvarinho Muros Antigos, 2008, Anselmo Mendes (importadora Decanter) combinou muito bem com esta salada.

O primeiro prato, um risoto de bacalhau, no ponto exato, foi acompanhado pelo branco da região do Tejo, Quinta do Casal Branco 2007 (importadora D’Olivino).

Dois tintos, Duorum Reserva Vinhas Velhas 2007 (importadora Porto a Porto) e Quinta da Sapoeira Touriga Nacional Reserva 2008 (importadora Premium Wines), foram servidos com uma paleta de cordeiro e couscous marroquino. Imagino que o cordeiro tenha sido cozido muito lentamente, pois estava desmanchando.

Finalizamos o jantar com um mil folhas de morango e chocolate, e um vinho da ilha da Madeira - Blandy’s Malmsey 10 anos (importadora Mistral). Esta sobremesa estava divina, pois a mousse de chocolate não era muito doce e ainda contrastava com a acidez do morango. Com este Madeira, ficou melhor ainda.

Os vinhos da degustação estavam todos ótimos, e dentre os que mais gostei, se destacaram o Quinta das Bágeiras Garrafeira branco 2007 (importadora Premium Wines), feito com uva Maria Gomes e o Casa Ferreirinha Vinha Grande Tinto 2006 (importadora Zahil), da região do Douro. O branco tem uma ótima acidez e acho que deve ir muito bem com peixes leves.

Leia mais sobre todos estes vinhos na coluna Carta de Vinhos de Luiz Carlos Zanoni.

Observação: Desculpe as fotos. Não estão muito boas pela pouca luz do ambiente.

Nenhum comentário: