quinta-feira, 28 de outubro de 2010

UM VINHO INESQUECÍVEL



O restaurante Durski recebeu este ano o prêmio de melhor carta de vinhos do Guia 4 Rodas. Junior Durki, juntamente com o sommelier Jorge Ferlin, foram ao longo de poucos anos buscando novos rótulos e aprimorando a carta que hoje conta com mais de 1700 vinhos de todo o mundo. Suas duas adegas climatizadas contêm perto de 9000 garrafas.

Para festejar este prêmio, há cerca de 15 dias, Junior Durski reuniu um grupo de amigos num ótimo jantar, e óbviamente, regado a excelentes vinhos, incluindo um Château d'Yquem, 2002. Este é um grande vinho de sobremesa da região francesa de Sauternes, situada a 40 Km de Bordeaux.

As condições climáticas da região, com alternância de períodos úmidos e secos, permitem o desenvolvimento de um fungo na casca da uva, o Botritis Cinerea, ao mesmo tempo em que ocorre a perda de líquidos das bagas, com a concentração dos açúcares e da acidez. Todo este processo, juntamente com o terroir único, leva um desenvolvimento aromático ímpar. Aqui as uvas são colhidas uma a uma, somente as que estão maduras e com o botrytis.

Acesse este link, no blog da Márcia Toccafondo e veja detalhes do jantar, fotos dos convidados, os pratos e os outros vinhos servidos.

Nenhum comentário: