quinta-feira, 31 de maio de 2012

MERENDA ESCOLAR



A merenda escolar no Brasil deixa muito a desejar. Isto ocorre tanto nas escolas do governo como nas particulares. Há uma predominância de alimentos gordurosos e açucarados, excesso de carboidratos e sucos industrializados. Em muitas lugares, as cantinas não podem vender refrigerantes nem salgadinhos fritos, mas as balas, guloseimas continuam lá. Os pacientes me dizem: "na cantina não tem nada frito, só salgado assado". Só que eles não sabem o que são estes assados. São alimentos industrializados, comprados já prontos e congelados, e que são super gordurosos e ricos em gorduras trans, aquelas mais maléficas que as saturadas. Elas obstruem as veias, formando as placas de gorduras que irão prococar entupimento das artérias.

A merenda das escolas municipais ou estaduais, muitas vezes, é composta apenas macarrão com salsicha. Muito saudável e balanceada! Isto porque nossos governos investem grandemente na alimentação das crianças.

  Lanche saudável

Nas escolas particulares o problemas só vai melhorar quando os pais se conscientizarem da importância de uma alimentação saudável para seus filhos e se unirem, exigindo uma cantina com alimentos nutricionalmente adequados. Em algumas escolas, as frutas são incluídas no lanche das crianças, mas juntamente com elas, é oferecido croissant de chocolate. Qual é o gordinho que irá preferir a fruta ao croissant se ele puder escolher?

Achei muito interessante a iniciativa de uma menina escocessa, que indignada com a alimentação oferecida pela escola, decidiu fazer um blog diário, mostrando o que comia na escola e criticando a qualidade. Chamou muita atenção de toda a comunidade, das escolas e do governo. Veja a matéria neste link do G1

Abaixo, o que é vendido na maioria das cantinas escolares


 Imagens: Google imagens

Nenhum comentário: