terça-feira, 11 de dezembro de 2012

COMO LIDAR COM A CRIANÇADA NAS FÉRIAS? SERÁ QUE TUDO PODE?


Muitos pais e crianças acham que férias significam um período sem regras, mas não é bem assim. É um período de descanso da rotina da escola, do trabalho, do dia a dia. As crianças continuam crescendo e a educação se faz no dia a dia, por isto as regras básicas, os limites devem prevalecer, é claro que com maior flexibilidade.
Muitos me perguntam o que podem ou não oferecer às crianças neste período. O fast-food, as gulodices e os sorvetes estão muito presentes na vida da criança nesta época e se os pais deixarem, a garotada vai se alimentar muito mal!
A alimentação deve continuar saudável. Como estamos no verão, os pais precisam estimular o consumo de alimentos grelhados e frescos como peixes, verduras e frutas. Estas podem compor saladas de frutas, sobremesas e lanches. Se servidas  geladas como sorvetes, mousses e iogurtes ficam mais apetitosas para as crianças. Evitar excesso de frituras, sanduíches gordurosos, linguiças e feijoadas. São alimentos pesados que não combinam com o calor. Insistir muito na ingestão de água. Mesmo nas férias não se deve abusar dos refrigerantes nem dos sucos industrializados. Estes, além de excessivamente calóricos, contêm muito corante e conservantes. O ideal é UM copo de suco natural ao dia. No restante do dia, ÁGUA.
Outro ponto a ser respeitado nas férias da criançada são os horários, tanto para dormir, como para comer. As crianças não devem dormir muito tarde, pois é à noite, enquanto dormem, que os hormônios de crescimento são liberados. Dormir bem é muito importante para o bem estar da criança e isto reflete na família. Muitas vezes as crianças são rotuladas de “chatas”, ficam chorosas, mas na verdade, elas não tiveram uma boa noite de sono, não dormiram o tempo suficiente ou então, não se alimentaram adequadamente. Alguns os pais não impõem limites no horário de dormir porque não querem se incomodar. É claro que nas férias a hora para dormir e acordar pode ser mais flexível, mas não fora de controle. O mesmo vale para as refeições. As crianças, mesmo nas férias, precisam de um pouco de rotina no momento de comer. Se os horários das refeições não são adequados para a fome da criança, é importante lembrar de oferecer pequenos lanchinhos. Todas as crianças precisam  se alimentar a cada 3 horas. Estes lanches podem ser de frutas, iogurtes, castanhas ou barrinhas de cereais. Caso opte por algum biscoito, que não seja recheado nem com gordura trans.
E antes de dormir? Aquele leitinho gostoso, puro ou com achocolatado, ou um iogurte continua valendo. É um hábito saudável, importante para todas as crianças e adolescentes pois melhora o aporte de cálcio, não devendo ser ignorado nas férias. 
A receita a seguir é muito fácil e gostosa!

Imagens
http://vejario.abril.com.br/edicao-da-semana/atividades-criancas-ferias-658724.shtml
http://pt.dreamstime.com/fotos-de-stock-royalty-free-jogo-das-frutas-e-verdura-image7696998

Nenhum comentário: