quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

PÃO-DE-LÓ COM FRUTAS VERMELHAS

Após uma longa ausência, retomo ao blog com esta receita fácil e deliciosa. Ela me remete a minha infância. Aos domingos um pão-de-ló melhor do que este nos esperava na casa da minha avó. Tinha uma crosta de açúcar e ficava levemente cremoso no centro. Reproduzo aqui a receita, um pouco renovada. Na verdade eu diminuí a quantidade de açúcar, originalmente com 400g e hoje faço com 300 gramas. Costumo servir na sobremesa com frutas vermelhas ou morangos, calda de amora ou de frutas vermelhas ou ainda com um sorvete de baunilha.
Somente o pão-de-ló acompanhado de um cafezinho, fica divino!

RECEITA:

INGREDIENTES:

5 ovos
300 g de açúcar
250 g de farinha de trigo peneirada
1 colher de sobremesa de fermento químico em pó (Royal®)
8 colheres de sopa de água

PREPARO:

Bater as gemas com água e acrescentar o açúcar. Bater bem até ficar esbranquiçado.
Bater as claras em neve.
Misturar a farinha e fermento às gemas batidas, e por último as claras em neve aos poucos sem bater.
Primeiro acrescentar 1/3 das claras e misturar; depois mais 1/3 mexendo com espátula do fundo para superfície e do centro para as bordas, rodando a tigela em sentido contrário, em seguida acrescentar o outro 1/3 da mesma maneira. Assim  você mantém a mistura aerada.
Levar ao forno médio (160-180ºC) pré-aquecido em forma untada com manteiga e polvilhada com açúcar cristal por cerca de 25 a 30 minutos ou até que esteja assado. Se o pão-de-ló assar demais, fica mais seco.

BOM APETITE!

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Ana, eu sou oftalmologista e estou pensando em fazer a pós graduação da cnnutro. Vc saberia me informar se com isso eu conseguiria prestar a prova de título?

Érika Melo

Anônimo disse...

Oi, Ana, eu sou oftalmologista e estou pensando em fazer a pós graduação da cnnutro. Vc saberia me informar se com isso eu conseguiria prestar a prova de título?

Érika Melo

Ana Teresa Londres disse...

Oi Erika, Após o curso Cnnutro, é possível fazer a prova da ABRAN de título para nutrólogo. Nào me lembro exatamente as exigências. Eu fiz a prova de área de atuação em Nutrologia pediáttrica da SBP, mas ainda pretendo fazer outro curso e tentar a prova da ABRAN.
Sucesso e um abraço
Ana Teresa