segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

ALMOÇO DE DOMINGO NA CASA DA VOVÓ

Enquanto morei o Rio, todos os domingos eu almoçava na casa da minha avó. Vovó não precisava convidar ninguém, pois toda a família já sabia que o almoço era garantido. Minha mãe, meus irmãos e eu estávamos sempre lá. Às vezes um pouco a contra-gosto, pois na adolescência, com aquele solão e calor queríamos estar na praia, mas tínhamos que bater o ponto na casa da vovó. Se bem que o almoço era às 14 horas, bem tarde para a época.

Vovó não era de ir para o fogão, mas sabia exatamente o que queria a comer. Podia entrar e sair empregada, a comida era sempre igual. Em geral eram de 15 a 20 pessoas neste almoço. Entre os pratos servidos, duas coisas estavam sempre na mesa: uma carne assada com batatinha e um pão-de-ló. A carne era lagarto redondo, que aqui em Curitiba chama-se posta branca. Este pão-de-ló era delicioso, um pouco cremoso no centro. A gente geralmente comia com sorvete de creme.

Tento reproduzir o pão-de-ló. Não fica exatamente como o que tenho na memória, mas fica bom. Nesta minha receita, diminuí um pouco o açúcar e agora faço uma receita um pouco menor.





Neste da foto, eu cobri o pão-de-ló com calda de frutas vermelhas.

Veja aqui a receita do pão-de-ló e a receita da calda

7 comentários:

Anônimo disse...

Ana, já provei a sua versão do pão de ló.....estava delicioso!
Aldo

Anônimo disse...

Muito bom Teca!!!
Boas lembranças!!!
Não nos dávamos conta de como foi importante para nós. Sinto falta do Rô não ter esse aconchego de casa de vó.

Bjs
Amelia

Mesa de Ana Teresa disse...

Amelia,
Tive a idéia de escrever sobre o pão-de-ló depois que falamos sobre a receita. Pois está aí para vc treinar seus novos dotes. Faça a receita menor.
A casa da vovó realmente deixou boas lembranças.
bjs

Mesa de Ana Teresa disse...

Oi Aldo,
Que bom que voces gostaram e foi feito rapidamente. Esqueci de dizer na postagem que o preparo leva cerca de 30 minutos e no forno fica entre 15 e 20 minutos.
bjs

Anônimo disse...

Uma sedução este pão-de-ló.

fernanda garcia disse...

Ana,
E vou confessar...
Mesmo com a dieta dos dias úteis, na segunda não resisti e comi um pouquinho...
Abraço,

Ela disse...

Geralmente estes almoços são inesquecíveis!