quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

TAPAS E PINCHOS

Fotos Gladstone Campos

Passou o Ano Novo, passou o carnaval e agora é que o ano vai começar. Escrevi pouco neste período, mas vou tentar voltar à ativa. Apesar de ter viajado a Portugal e Espanha no ano passado, nunca é tarde para se falar de coisas boas que vimos e comemos. Uma das coisas interessantes da Espanha são os tapas e pinchos, pequenas porções servidas antes do almoço ou do jantar, mas que podem até substituir as refeições.

Os bares de tapas são ambientes interessantes. Em alguns ainda é permitido fumar, porém isso está se tornando cada vez mais raro, o que é muito bom. Todas as pessoas ficam em pé, de papo, comendo e tomando uma cerveja ou um copinho de vinho. Só uns poucos bancos em torno do balcão. Os tapas ficam sobre o balcão, você escolhe e se serve. Antes de ir embora diz quantos comeu e paga a conta. Geralmente a unidade custa cerca de 1 euro.


Foto Gladstone Campos

Na origem, quando se pedia em um bar uma jarra de vinho, esta chegava à mesa com um pratinho com queijo, presunto ou azeitonas tapando a boca da jarra. Isso era muito comum em Xerez de La Frontera, onde o pratinho cumpria a função de preservar os aromas do xerez. Daí veio o nome tapas.
Azeitonas, ovos, morcilas, pão...
Fotos Gladstone Campos

Tapas hoje são um pouco mais elaborados, utilizando ingredientes bastante variados. Geralmente são compostos por uma fatia de pão como base, e a cobertura segue a imaginação do dono da casa: queijos, presuntos, carnes, ovos, sardinhas, anchovas, lingüiças, morcela, espinafre, champignon, camarão, massa tipo macarrão e tudo o mais. Uma tortilla de patata, também é um tapa.


Foto Gladstone Campos

Em Logroño, ou em San Sebastian, os bares de tapas encontram-se na parte velha da cidade. Um ao lado do outro, cada qual com sua especialidade. As pessoas vão passando de taperia em taperia, saboreando as variações.

Especilidade da casa
Fotos Gladstone Campos

Em alguns lugares as porções são realmente grandes. Para mim, uma refeição. Os pinchos são aqueles presos a um palito, o que facilita o manuseio.

Um aviso: todo cuidado é pouco, os pingos na roupa vão aparecer com certeza.

Um comentário:

Bianca Paula disse...

adorei as dicas..
Estou pensando em ir para a Espanha em janeiro e ouvi falar muito nas ´´tapas e pinchos´´, mas não fazia idéia do que era...
parece muito bom..hehehe..
obrigada pela informação....
abraço