terça-feira, 25 de agosto de 2009

SUPLEMENTOS EM ACADEMIAS


Os suplementos dietéticos são amplamente utilizados nas academias de ginásticas e seu uso estimulado pelos próprios treinadores, sem nenhuma orientação médica ou nutricional. São vendidos livremente em farmácias, academias e internet. Os adolescentes, querendo melhorar sua performance atlética e o físico, usam e abusam destes suplementos.

Recentemente foi publicado no Jornal de Pediatria um artigo de revisão com o título de, Uso de Suplementos Alimentares por Adolescentes, pelos médicos Crésio Alves e Renata Villas Boas Lima, da Universidade Federal da Bahia. Neste artigo, eles fizeram uma revisão bibliográfica referente ao uso destes suplementos em adolescentes.

O objetivo do consumo de suplementos, segundo os próprios adolescentes é melhorar a performance esportiva, aumentar a massa muscular, perder peso, aumentar imunidade, prevenir doenças e compensar uma dieta inadequada. São geralmente indicados pelos instrutores das academias ou pelos amigos.

Os suplementos mais utilizados são a proteína do soro do leite (whey protein), albumina, aminoácidos, glutamina, arginina, cafeína e os complexos vitamínicos e minerais.

Através do estudo, os pesquisadores não encontraram evidências científicas que comprovem os efeitos benéficos destes suplementos na prática esportiva, particularmente se o adolescente tem uma alimentação adequada. Além disso, o excesso de proteínas e vitaminas pode ser mais prejudicial que benéfico. Eles concluem que o uso é inadequado, contraindicado e que mais estudos necessitam ser realizados para comprovação de seus efeitos.


Fonte: J Pediatr (Rio J).2009;85(4):287-294.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hi there to every one, the contents present at this website are actually remarkable for people knowledge,
well, keep up the good work fellows.

My homepage; swiss air force