terça-feira, 17 de novembro de 2009

UM POUCO DA VIDA DE JULIA CHILD

Acabo de ler, e gostei muito, o livro “Minha vida na França” que conta a vida de Julia Child e foi traduzido recentemente para o português. O filme Julie&Julia (veja o trailer), que estréia este mês, foi baseado nele e no livro da Julie Powell, que aos 30 anos, frustrada com o trabalho de secretária, vivendo num pequeno apartamento em Long Island, decidiu preparar todas as 535 receitas de Julia Child no período de um ano. Veja postagem anterior.

O livro “Minha vida na França” foi escrito juntamente com Alex Prud’homme, sobrinho neto de Paul Child, marido de Julia. No inicio de 2004, com 91 anos e bem lúcida, ela foi relatando suas memórias. Faleceu alguns meses depois, não conseguindo ver a obra finalizada.

Julia chegou à França em 1948, onde Paul foi trabalhar. O navio aportou no Havre, e na viagem de carro em direção à Paris pararam em Rouen para almoçar. Foi no restaurante La Couronne que ela descobriu a culinária francesa. O Sole Meunière, um linguado fresquíssimo com molho de manteiga e salsinha, fez nascer nela uma paixão pela boa comida, o desejo de saber cozinhar e descobrir a gastronomia francesa.

O que me encantou no livro foi sua determinação em aprender, as descobertas dos novos sabores, dos ingredientes e todos os desafios para conseguir que suas receitas ficassem perfeitas. Ela era metódica e perfeccionista, além de ter uma excepcional sensibilidade para os sabores e aromas.

Decidiu que precisava aprender bem, e inscreveu-se na Escola de culinária Le Cordon Bleu. Após as aulas repetia tudo o que era ensinado. Frequentava os mercados, feiras e conversava com os vendedores em busca dos melhores produtos e como prepará-los. Ela e duas amigas francesas, começaram a dar aulas de culinária e escreveram o livro que deu origem ao desafio de Julie Powell: Mastering the Art of French Cooking.



Foram anos de trabalho pesquisando ingredientes e testando receitas até conseguirem o que queriam. Era importante adaptarem as receitas francesas aos produtos americanos e ao ritmo de vida americana. Outra dificuldade foi conseguir editor, pois eram desconhecidas. Depois de muita luta, o livro foi um sucesso, tornando-se uma bíblia de gastronomia para a mulher americana. Julia inovou tanto no livro como na televisão. Numa época da TV em preto e branco, criou um dos primeiros programas de culinária. Tentava fazer todo o programa sem cortes para parecer ao vivo. Sucesso absoluto.

O livro é cativante e vale a pena ser lido.

Serviço:
Minha vida na França - Julia Child com Alex Proud'homme
Editora Seoman - R$34,90

2 comentários:

Regina Rozenbaum disse...

Ana
Pesquisando imagens na net descobri seu blog! DELICIOSA surpresa para uma mineira apaixonada pela arte do "bem comer"!rsrsrs
Beijuuss n.c.
Regina
www.toforatodentro.blogspot.com

Ana Teresa disse...

Oi Regina,
Já conheci o teu blog e concordo com vc pois tb sou um pouco gourmet e um pouco gourmand.
bjs
Ana