Acabo de ler, e gostei muito, o livro “Minha vida na França” que conta a vida de Julia Child e foi traduzido recentemente para o português. O filme Julie&Julia (veja o trailer), que estréia este mês, foi baseado nele e no livro da Julie Powell, que aos 30 anos, frustrada com o trabalho de secretária, vivendo num pequeno apartamento em Long Island, decidiu preparar todas as 535 receitas de Julia Child no período de um ano. Veja postagem anterior.
O livro “Minha vida na França” foi escrito juntamente com Alex Prud’homme, sobrinho neto de Paul Child, marido de Julia. No inicio de 2004, com 91 anos e bem lúcida, ela foi relatando suas memórias. Faleceu alguns meses depois, não conseguindo ver a obra finalizada.
Julia chegou à França em 1948, onde Paul foi trabalhar. O navio aportou no Havre, e na viagem de carro em direção à Paris pararam em Rouen para almoçar. Foi no restaurante La Couronne que ela descobriu a culinária francesa. O Sole Meunière, um linguado fresquíssimo com molho de manteiga e salsinha, fez nascer nela uma paixão pela boa comida, o desejo de saber cozinhar e descobrir a gastronomia francesa.
O que me encantou no livro foi sua determinação em aprender, as descobertas dos novos sabores, dos ingredientes e todos os desafios para conseguir que suas receitas ficassem perfeitas. Ela era metódica e perfeccionista, além de ter uma excepcional sensibilidade para os sabores e aromas.
Decidiu que precisava aprender bem, e inscreveu-se na Escola de culinária Le Cordon Bleu. Após as aulas repetia tudo o que era ensinado. Frequentava os mercados, feiras e conversava com os vendedores em busca dos melhores produtos e como prepará-los. Ela e duas amigas francesas, começaram a dar aulas de culinária e escreveram o livro que deu origem ao desafio de Julie Powell: Mastering the Art of French Cooking.
Foram anos de trabalho pesquisando ingredientes e testando receitas até conseguirem o que queriam. Era importante adaptarem as receitas francesas aos produtos americanos e ao ritmo de vida americana. Outra dificuldade foi conseguir editor, pois eram desconhecidas. Depois de muita luta, o livro foi um sucesso, tornando-se uma bíblia de gastronomia para a mulher americana. Julia inovou tanto no livro como na televisão. Numa época da TV em preto e branco, criou um dos primeiros programas de culinária. Tentava fazer todo o programa sem cortes para parecer ao vivo. Sucesso absoluto.
O livro é cativante e vale a pena ser lido.
Serviço:
Minha vida na França - Julia Child com Alex Proud'homme
Editora Seoman - R$34,90
2 comentários:
Ana
Pesquisando imagens na net descobri seu blog! DELICIOSA surpresa para uma mineira apaixonada pela arte do "bem comer"!rsrsrs
Beijuuss n.c.
Regina
www.toforatodentro.blogspot.com
Oi Regina,
Já conheci o teu blog e concordo com vc pois tb sou um pouco gourmet e um pouco gourmand.
bjs
Ana
Postar um comentário