domingo, 25 de agosto de 2013

OS SABORES DO PALÁCIO - Les Saveurs du Palais

Um filme francês que dá água na boca e não se pode assisti-lo com fome, tantos são os pratos e sabores que ele evoca. Baseado na história real da chef Danièle Mazet-Delpeuch, que, entre 1988 e 1990, trabalhou no Palais de L’ Éliséé, sede do governo francês em Paris, como cozinheira particular do presidente François Mitterrand.
O papel da cozinheira, chamada no filme de Hortense Laborie, é vivido pela atriz Catherine Frot. A atriz aprendeu muito do seu papel e dos pratos a serem elaborados com a própria Danièle.  O presidente é encenado pelo escritor Jean D’Ormesson, que aos 87 anos, faz o seu primeiro papel na tela, e conheceu pessoalmente Mitterrand.
O que senti no filme é o resgate da cozinha tradicional francesa, da cozinha do terroir, dos bons ingredientes, dos sabores da infância, valores muito bem representados pela chef e pelo presidente. Este conforto e calor de uma boa comida contrastam com o frio da Antártida, onde a chef está preparando um jantar de despedida após um ano de trabalho naquela região inóspita e gélida. É de lá que conta toda sua trajetória. Fica evidente também, o contraste da cozinha tradicional com os novos equipamentos de cozinha moderna, a inveja existente entre os chefs, a impessoalidade da gastronomia atual, e, sobretudo, a burocracia e a crise atual pela qual a França passa.
Abaixo dois vídeos sobre o filme: