segunda-feira, 25 de novembro de 2013

SABORES DO MAR

Foto divulgação
A paixão pelos pescados levou Chico Urban a percorrer os melhores restaurantes de peixes e frutos do mar ao redor do mundo e reuni-los neste guia de Sabores do Mar. Chico Urban é empresário, restauranteur e comanda os restaurantes de peixes da família Victor em Curitiba.
Em formato de bolso, ele passa por todos os continentes, parando em vários países como África do Sul, Argentina, Chile, Peru, México, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Portugal, França, Inglaterra, Escandinávia, Itália, Grécia, e ainda, Croácia, Nova Zelândia, Austrália e Japão. São dicas de cardápio, sugestões de vinhos, informações sobre os restaurantes, seus chefs e informações sobre os locais visitados. O guia ainda conta com capítulos de receitas, orientações de como comprar pescados frescos, armazenar, dicas de preparo. O capítulo de vinhos é escrito pelo jornalista e enófilo Luiz Carlos Zanoni que descreve vinhos de qualidade, dicas de harmonizações valorizando o equilíbrio entre o vinho e o prato e nos dá algumas sugestões. Ao final encontramos um mini-glossário com os nomes dos pescados em várias línguas: português, inglês, espanhol, francês e italiano. Alguns são quase iguais como carpa, carp, carpa, carpe e carpa ou sardinha, sardine, sardina, sardine ou sardina. Há os bem diferentes: lagostim, crayfish, cigala, écrevisse e gambero ou vieira, scallop, vieira, coquille st. Jacques ou capasanta.
Este glossário é muito útil. Recentemente, jantei no restaurante Marea (Nova York), que é citado neste guia e pedi um scallop pensando ser um peixe branco, e para minha surpresa eram vieiras deliciosas. Esta foi uma boa surpresa, mas em outra ocasião, na França pedi andouillette, pensando ser uma ave. Grande engano. É uma linguiça de miúdos feita com tubo digestivo de porco. Há pessoas que adoram,  mas eu não consegui encarar.
Em viagens eu pude conhecer alguns dos restaurantes indicados neste guia. Em Buenos Aires, estive por duas vezes no Oviedo, quando do cardápio do mar, comemos tiradito de atum, um tipo de carpaccio de atum; ceviche peruano e calamares babysNeste link há uma postagem. 
Há alguns anos, estive no Aqui está Coco, em Santiago do Chile. Na mesma época, no Bafumeiro em Barcelona. Me lembro que gostei muito.
Em 2012 conheci o La Rosseta em Roma, próximo da praça Panteon, lugar bem movimentado, mas o restaurante é tranquilo e ótimo!


Este ano almocei no Le Petit Nice, Marseille, um restaurante às margens do Mediterrâneo, com peixes fresquíssimos, excelentes, num lugar lindo e fiz uma postagem aqui.
Recentemente, em Nova York, jantei no Marea, um restaurante com duas estrelas Michelin, fantástico! Ainda almoçamos ostras variadas no Oyster bar da Grand Central Station. Lugar super informal, onde o melhor é sentar no bar e pedir um prato de vários tipos de ostras. Não valeu a pena a sopa de crab. O crab estava bom, mas a sopa era espessa, com muito creme de leite, o que a torna pesada e mascara o gosto.
 Vieiras no Marea
 Grand Central Station Oyster Bar

SABORES DO MAR - Uma seleção de grandes restaurantes de peixes e frutos do mar ao redor do mundo. Bar do Victor - Pulp Edições www.pulpedicoes.com.br
SERVIÇO:
OVIEDO
http://www.oviedoresto.com.ar
Reservas 4821-3741 / 4822-5415 - reservas@oviedoresto.com.ar | Beruti 2602 (1425) Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina
http://www.aquiestacoco.cl
La Concepción 236 - Providencia, Santiago - Chile
Tel:+56 241 06200
http://www.botafumeiro.es
Carrer Gran de Gràcia, 81 - Barcelona - Espanha
Tel:+34 932 184230
http://www.larosetta.com
Via de la Rossetta, 8 Roma - Itália
Tel:+39 066861002
http://www.passedat.fr
17 Rue des Braves - Anse de Maldormé - Corniche JF Kennedy- Marseille - França
Tel:+33 4 91 59 25 92
MAREA
http://www.marea-nyc.com
240 Central Park South - New York - EUA
Tel:+1 212-582-5100
THE GRAND CENTRAL OYSTER BAR & RESTAURANT:
http://www.oysterbarny.com
Grand Central Station - 89 E 42nd St, New York - EUA
Tel:+1 212-490-6650

2 comentários:

Londres disse...

excelente!
viva o peixe!
estive pesquisando restaurante em ny de peixe e achei um chamado Le Bernadin, conhece? me pareceu muito bom, no site tem o menu: le-bernardin.com
bjs
Ivan

Ana Teresa Londres disse...

Não conheço o Le Bernardin, mas ele estava na minha lista qdo viajei e encontra-se neste guia.
Bjs