quinta-feira, 11 de setembro de 2014

PRÊMIOS BOM GOURMET EM CURITIBA


Ontem foi a festa com a entrega dos prêmios BOM GOURMET promovida pelo jornal Gazeta do Povo. Esta foi a quinta edição. Mais de 100 jurados (eu tive o privilégio de participar na seleção dos chefs 5 estrelas) escolheram os melhores da cidade nas categorias: entradas, pratos, sobremesas, carnes, peixes, massas, asáticos, couvert, petiscos, cafés, sorvetes, pães, cervejas, adega de vinhos, chocolate, feijoada, pastel, carne de onça, sanduíches, pizzas, buffet, e delivery.
Na categoria de chefs - chefs 5 estrelas -  são apontados como os melhores da cidade. Este ano os vencedores foram: Eva dos Santos (Bistro do Victor), Ivan Lopes (Mukeka), Ivo Lopes (La Varenne), Kika Mader (Sel et Sucre) e Manu Buffara (Manu). Todos vencedores e indicados estão de parabéns! Neste link você pode conhecer um pouco de cada chef.
O chef Celso Freire foi homenageado  como um marco na cozinha paranaense. A gastronomia curitibana deve muito a ele e existe uma grande diferença entre o antes e o depois de Celso Freire. Ele retornou a Curitiba após passar um período como chef na embaixada brasileira em Londres. Foi em 1991 que inaugurou o restaurante Boulevard e lá ficou por 15 anos. Muitos dos chefs curitibanos tiveram como escola o Celso e o extinto restaurante Boulevard. Eu mesma aprendi muito com ele através de cursos que ministrava, além de um estágio no Boulevard. Minha visão dos ingredientes e dos preparos mudou totalmente. Hoje Celso dá aulas e se dedica a eventos.

Outro homenageado da noite foi Junior Durski. Chef e proprietário dos restaurantes Madero/Durski. Um grande empresário com mais de 40 unidades que entende do business e também de cozinha, valorizando a qualidade dos produtos. Além das unidades em Curitiba, possui restaurantes em cidades como Camboriú (SC), São Paulo, Goiania e está em negociação para uma parceria na Australia. Uma das novidades do Madero, são as unidades em beira de estrada: Madero Container, três no Paraná (Campo Largo, Palmeira e Fazenda Rio Grande) e uma unidade em Itapema, Santa Catarina.


Um concurso especial desafiou os novos talentos. Coordenado pelo Celso Freire, sete novos chefs receberam como matéria prima básica, uma lagosta (só souberam do ingrediente no dia da prova). Após uma hora para compras no Mercado Municipal com R$200,00, eles rumaram ao buffet Nuvem de Coco, onde o desafio foi realizado e, em duas horas e trinta minutos, prepararam um menu com entrada, prato e sobremesa. Um júri estava a postos para degustar e dar as notas. A vencedora, Débora Cristina Teixeira, 39 anos, fez curso de gastronomia no Centro Europeu, atualmente trabalha no restaurante Manu e faz curso de tecnólogo em gastronomia pela Opet. Neste link há um filme sobre a realização do concurso.

Este ravioli de bacalhau com gema de ovo caipira, restaurante La Varenne, foi a entrada vencedora. Já provei e realmente merece o prêmio! É deliciosa!!!

Acesse o Bom Gourmet e veja todos os premiados de 2014.

Fotos: site Gazeta do Povo/Bom Gourmet

Nenhum comentário: