segunda-feira, 21 de julho de 2008

BERNARD LOISEAU


O PERFECCIONISTA – Rudolph Chelminski, editora Record.

Livro muito interessante para quem gosta do mundo gastronômico. Além de relatar a vida e a morte de Bernard Loiseau, mostra um panorama geral do mundo da alta gastronomia francesa, seus chefs, as tendências, rivalidades, a crítica gastronômica e a importância dos guias.

BERNARD LOISEAU, chef e proprietário do restaurante e hotel La Côte d’Or, na cidade de Saulieu, Borgonha, tinha três estrelas no guia Michelin, a mais importante referência gastronômica francesa. Ele cometeu suicídio em fevereiro de 2003, pouco antes de sair o guia daquele ano. Críticas gastronômicas apontavam que seria rebaixado para duas estrelas, o que não ocorreu, mas outro guia, o GaultMillau, o rebaixou naquele ano da classificação de 19/20 para 17/20.O mesmo ocorreu com Paul Bocuse, mas este não deu importância ao fato.

Bernard, que apresentava características de personalidade de ser uma pessoa com distúrbio bipolar (antigamente chamado de “psicose maníaco-depressiva”), não suportou a idéia de não estar mais entre o grupo mais seleto da alta gastronomia.
Natural de Clermont-Ferrand, iniciou aos 17 anos sua aprendizagem no restaurante da família Troisgros. Ainda muito jovem começou a trabalhar com Claude Verger em Paris, e este, era considerado seu pai espiritual. Com ele, Bernard cresceu profissionalmente, e desde o primeiro dia de trabalho dizia que seu objetivo era um dia ser “três estrelas”, título máximo conquistado em 1991 e mantido desde então.

Nenhum comentário: