domingo, 27 de julho de 2008

MUDANÇA DE HÁBITOS - 1


Já é bem sabido através de pesquisas médicas que as pessoas nem sempre engordam só porque comem muito. Varios fatores influenciam no ganho de peso: ambientais, comportamentais e fatores genéticos. Inúmeros gens que levam à obesidade foram identificados. Atuam na saciedade, no metabolismo, ou seja, no gasto energético e também no acúmulo da gordura corporal. Como não se muda o que está nos gens, então vamos tentar mudar alguns hábitos alimentares, estilo de vida e comportamentos.

As mudanças devem ser sempre graduais, para que o organismo se habitue sem muito sacrifício. Com o passar do tempo, elas são incorporadas à rotina diária sem muita dificuldade. Quando se faz uma orientação de mudanças de hábitos, ela não vale somente para o paciente em foco, mas sim para toda a família, onde este paciente está inserido, principalmente em se tratando de crianças.

No ganho de peso, algo simples acontece: ingestão calórica maior que o gasto energético. Algumas mudanças de alguns hábitos, aumentam o metabolismo, o gasto energético, e isto ajuda na perda ou manutenção de peso.

Aos poucos irei falando de hábitos saudáveis que servem para todas as pessoas e não somente para as que querem perder peso.

Estabelecer horários para as refeições, mais ou menos de três em três horas, sendo cinco ou seis refeições diárias. Intervalos longos entre elas deixam o metabolismo mais lento, gastando menos
energia.

Nunca pular o café da manhã. Quando a pessoa se levanta e não se alimenta, o organismo poupa energia, mantendo um metabolismo lento.

Mais outras dicas na próxima semana.

5 comentários:

Anônimo disse...

Começou bem. Gostei do texto, foi justo ao ponto, com poucas palavras: mudanças de hábito, feitas com vagar.

Jussara Voss disse...

Parabéns pela iniciativa e muito sucesso. Um grande abraço, Jussara.

P.S. Agradeço a indicação.

Anônimo disse...

Oi Ana Tereza
Adorei o blog. ESta super bem desenhado e as matérias são boas. Já li seu texto inicial e percebi que vou ser sua fã neste assunto também!!!! Agora vou ver as receitas!!!!!!
bjs
Gilda

Anônimo disse...

Olá Ana Tereza. Parabéns pelo seu blog, muito interessante! O Geraldo me passou, coloquei-o em favoritos e repassei para meus amigos. Com certeza vai ser um sucesso. Já está sendo. Um abraço.

Anônimo disse...

Teca, o 1º comentário anônimo, de 27 de julho, era meu, que ainda não sabia me identificar. Continuo curtindo e passando adiante seu blog. Bjs, Marina