quarta-feira, 23 de julho de 2008

QUINOA OU QUINUA?



Grão e planta da quinoa



Originário dos Andes, este cereal de nome científico Chenopodium quinoa, foi cultivado pelos quechuas e aymarás por alguns milhares de anos, sendo considerado por eles como “semente de ouro”. O nome “quinua” é de origem quéchua, o idioma falado pelos incas. Este alimento, muito rico em proteínas, possibilitou a sobrevivência nos Altiplanos Bolivianos. Possui mais de 3120 variedades, sendo a Bolívia o maior produtor mundial. Aqui no Brasil, o plantio está sendo testado no cerrado do Mato Grosso.

Os colonizadores espanhóis trouxeram para a América trigo e cevada. Estes alimentos substituiram o consumo da quinoa. A população andina, porém, manteve o consumo da quinoa, ainda que reduzido, em seu hábito alimentar. Somente no século XX, a quinoa foi reconhecida como um alimento excepcional, sendo estudada e replantada.

A quinoa é qualificada como um dos melhores alimentos de origem vegetal, fazendo parte do cardápio dos astronautas da NASA. Seu valor nutricional é comparado às proteínas de origem animal. Possui cerca de 15% de proteína (a variedade quinua real 23%), sendo mais que o dobro da quantidade proteica dos outros cereais como trigo, arroz, cevada. Esta proteína é muito rica nos aminoácidos essenciais (aqueles que não são produzidos pelo organismo humano), e isto eleva seu valor biológico.Todos os seus aminoácidos essenciais estão em quantidade bem superior quando comparados com trigo e leite.
Além da proteína de alta qualidade, a quinoa é rica nas vitaminas A,B6,B1 e em menor quantidade nas vitaminas E e C, em minerais como ferro, fósforo, cálcio e zinco, e em fibras.
Outra característica importante da quinoa é a ausência de glúten, uma fração proteica do trigo, cevada, centeio e aveia. Pessoas com Doença Celíaca, apresentam intolerância ao glúten, precisando retirá-lo totalmente da dieta. A quinoa aparece como uma alternativa alimentar. Algumas indústrias já estão produzindo alimentos como pão, macarrão, farinhas, barra de cereais de quinoa.

Vários pratos podem ser preparados com quinoa. Desde um simples acompanhamento cujo preparo é como o do arroz, até sopas, tortas em que se substitui a farinha de trigo pela farinha de quinoa, panquecas, saladas e etc.
Algumas receitas podem ser encontradas no site da Quinua Real e também em Vida Vegetariana.

Algumas receitas podem ser encontradas no site da Quinua Real e também em Vida Vegetariana.


Serviço:
A quinoa é encontrada na forma de farinha, grão e flocos. A caixa do grão (500g)“Quinua Real” custa no mercado municipal em Curitiba cerca de R$10,00. Não é barata, mas uma opção para variar a sua alimentação. A barra (25g), ótima para um lanche rápido sai por R$2,00 e tem 89 Kcal.

6 comentários:

Pastifício dell'amore disse...

muito bom este post sobre a quinoa (ou quinua). Vamos testar algo com o ingrediente.

Mesa de Ana Teresa disse...

Oló,
Testem mesmo que vale a pena. Faço pura ou misturada com outros ingredientes e fica ótima.

Unknown disse...

USO QUINOA A CINCO ANOS,DURANTE A ALIMENTAÇÃO,VITAMINAS.USO COM OUTROS CEREAIS,AVEIA,LINHAÇA DOURADA.
IMPORTANTE;NAO DEIXE DE TOMAR AGUA.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Unknown disse...

CLAUDINEI ROBERTO PAOLELLI
cr-paolelli@bol.com.br
www.queimadasurbanas.bmd.br
CAMPINAS-SAO PAULO

Jaqueline disse...

Olá tenho uma filha de 2 anos e um filho de 3 anos, gostaria de saber se posso colocar uma colherzinha de cafe junto do mama de manha?

Mesa de Ana Teresa disse...

Olá Jaqueline,
A quinoa deve ser cozida como o arroz. Vc pode usá-la como substituição deste cereal nas principais refeições. Pode ser usada fria, em saladas, ou quente misturada com legumes, feijão, etc.
Um abraço