terça-feira, 28 de outubro de 2008

VIVA AOS BARISTAS! VIVA O CAFÉ!

Fotos cedidas pelo Lucca Cafés Especiais


Neste final de semana o café esteve presente em Curitiba. O Shopping Muller sediou a etapa paranaense do Campeonato Brasileiro de Baristas, assim como o Primeiro Campeonato de Cup Tasters.

O campeonato de barista é organizado pela Associação Brasileira de Barista, sendo que os 4 finalistas de cada regional irão participar do Brasileiro que será realizado em janeiro próximo. O campeão brasileiro irá representar o nosso país no campeonato mundial em abril de 2009 na cidade de Atlanta nos EUA. Tive o prazer de participar como jurada sensorial neste campeonato.

Qualquer barista pode se inscrever, tendo ou não experiência no ramo. Eles precisam apresentar o café espresso, o cappuccino e um drinque de assinatura para os quatro jurados sensoriais. Somos incumbidos de analisar todas as características das bebidas, como cor, textura, aromas, sabor, doçura, acidez, amargor, entre outras. Nos cappuccinos, o leite é muito importante, sua cremosidade, a quantidade e a temperatura. Nos drinques, o café espresso é obrigatório, e é proibido o uso de bebidas alcoólicas. Os outros ingredientes ficam a cargo da criatividade do barista que também é avaliada.

São ao total 7 juízes. Além dos 4 sensoriais, há o juiz chefe e 2 outros que irão analisar a parte técnica do trabalho. Aí vários itens são avaliados como a quantidade de pó usada, o tempo em que o café é extraído, o desperdício, a higiene e vários outros. O tipo de pó escolhido pelo barista pode fazer muita diferença no resultado final de todos os cafés. Os juízes sensoriais estão no lugar dos clientes, julgando se tomariam novamente as bebidas oferecidas pelo barista, enquanto os técnicos no lugar do empregador.


Luiz Otávio


Lilian


Graciele
Neste campeonato o Lucca Café Especiais foi o grande vencedor. Seus baristas mostraram paixão pelo trabalho, dedicação, e os blends de café utilizados por eles eram de altíssima qualidade. O primeiro lugar ficou com a Lilian Machado, de 22 anos e que trabalha como barista há quase dois anos. Ela já foi campeã paranaense no ano passado. O segundo classificado foi Luiz Otávio Linhares, antigo barista do Lucca Café. Ele já foi campeão brasileiro em 2005, representando o Brasil no campeonato mundial daquele ano. Para completar o quadro, Graciele Rodrigues ficou com o terceiro lugar. Graciele trabalha como barista há menos de 2 meses. O quarto lugar ficou com Vera Regina da Silva do Exprex Café; Clodoaldo Gusmão, do Vincitore ficou em quinto e Simone Yamaguty também do Exprex Café em sexto lugar. Todos estão de parabéns.

Finalistas e jurados

O campeonato de Cup Tasters é bem diferente. Ali se avalia a capacidade do concorrente em descobrir os diferentes tipos de café. São apresentados ao concorrente 8 baterias com 3 cafés em cada, sendo 2 iguais e 1 diferente. Ele precisa distinguir entre os 3, qual é o café diferente. Quem tiver mais acertos em menor tempo ganha o campeonato. Os cafés não são espressos, e sim feitos todos da mesma maneira em uma máquina, tipo café coado. A campeã foi Márcia Yoko, de Campinas, que trabalha como provadora de café e consultora. Ela obteve 100% de acerto na final, em apenas 2 minutos, 20 segundos e 88 centésimos.


Cupping


Márcia Yoko, campeã


Todas as fotos foram cedidas pelo Lucca Cafés Especiais

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Ana,
Que legal!!!
Quem foram os outros jurados?
Nós recebemos o e.mail da Georgia, mas não deu certo.
Abraço,
Fernanda Garcia

Mesa de Ana Teresa disse...

Oi Fernanda,
A Telma, eu e outras pessoas (algumas de fora) fomos jurados na sexta. No domingo exceto a Antônia e eu, os outro jurados eram da Associação brasileira de baristas, de SP, Brasilia e uma de Curitiba, pessoas ligadas profissionalmente ao café.
bjs

Mesa de Ana Teresa disse...

Marina me enviou este email:

Que coisa mais interessante e nova para mim! Alta
especializacao! Gostei de tomar conhecimento. Bjs.