domingo, 23 de novembro de 2008

LOMEJORDELAGASTRONOMIA.COM




Descobrimos por acaso que hoje haveria a abertura do X congresso lomejordelagastronomia.com aqui em San Sebastian. Fomos até lá, e no grande auditório algumas aulas aconteceram, sendo que para a minha surpresa finalizou com Martin Berasategui, *** Michelin, ensinando a sopa de pescado da sua família. Não consegui jantar em seu restaurante, mas fiquei feliz de assistir a esta aula. Uma freqüência muito diferente de eventos semelhantes no Brasil. Era gratuito (hoje) e imaginei que estaria muito cheio. Puro engano, lotação da sala pela metade e a maioria das pessoas de meia idade para cima.

O congresso iniciará realmente amanhã, dia 24, com várias aulas de chefs de todo o mundo. Estarão presentes mais de 60 chefs e cientistas. Além dos espanhóis famosos, estarão ministrando demonstrações chefs da Alemanha, Bélgica, França, Itália, China, Japão, Dinamarca e Portugal que enviou este ano 7 de seus melhores chefs, ocupando a manhã de terça-feira.

Paralelamente, ocorrem jantares especiais, um português preparado pelos seus chefs, um alemão e um belga; um congresso de Tapas e Pinchos com um concurso dos melhores da cidade; um prêmio de cozinha com azeite de oliva extra virgem e o campeonato de Tortillas de Patatas. Também estão lançando o guia do melhor da gastronomia 2008.

Não vai dar para participar das aulas, mas só ter ido hoje já valeu.

Mais informações, inclusive algumas receitas e explicações do rotovapor que falei na postagem de destilados você pode encontrar no link:

lomejordelagastronomia.com

3 comentários:

Anônimo disse...

Ana,
Que pena que você não ficará mas aulas. Aproveitem bastante!!!
Fernanda Garcia

Anônimo disse...

aulas?

Mesa de Ana Teresa disse...

Serão aulas demonstrativas e palestras. Provavelmente do tipo que vismos em São Paulo. Cada chef tem cerca de 30 minutos ou um pouco mais.