quinta-feira, 13 de agosto de 2009

PAUL BOCUSE X ANNE-SOPHIE PIC


Os dois restaurantes possuem as tão cobiçadas TRÊS ESTRELAS. Ambos são excelentes e muito diferentes entre si. Paul Bocuse, aos 83 anos, ostenta suas três estrelas desde 1965, sendo o restaurante mais antigo a possuí-las, e Anne-Sophie as conquistou em 2007. É a única mulher atualmente agraciada com a terceira estrela e a quarta geração de uma família de chefs.

A culinária dos dois chefs também é completamente diferente: Bocuse é mais tradicional, com receitas clássicas, e ela mais contemporânea e inventiva . Ambos excelentes, utilizando os melhores ingredientes e tudo é perfeito.

Restaurante Anne-Sophie Pic

Maison PIC localiza-se em Valence, na região do Drôme, 100 Km ao sul de Lyon. Em 1889, sua bisavó Sophie Pic, já possuía um restaurante que era considerado um dos melhores na região de Ardèche :“L’Auberge du Pin”. Seu avô André deu continuidade aos ensinamentos da mãe, e em 1934 ganha a terceira estrela no L’Auberge . Em 1936 ele fundou a Maison Pic em Valence. Seu filho Jacques, pai de Anne-Sophie, continuou o trabalho de André e ganhou também sua terceira estrela em 1973.

Jacques morreu repentinamente em 1993 quando Anne-Sophie tinha apenas 23 anos e era novata na cozinha. Continuou seu aprendizado dentro da própria casa e em 1999 assumiu a chefia. Sempre esteve decidida a recuperar a estrela do pai perdida em 1995.

Restaurante Anne-Sophie Pic

Hoje a Maison Pic comemora seus 120 anos e é composta por um hotel de luxo com uma decoração contemporânea e cerca de 10 quartos; pelo restaurante Anne-Sophie Pic; um bistrô: Le 7 par Anne-Sophie Pic, que é classificado como Bib Gourmand no guia Michelin, e ainda um atelier de culinária onde diversos tipos de aulas são ministradas. O nome Le 7, é uma referência à estrada Nacional 7, conhecida antigamente como rota dos gourmandes.

Paul Bocuse
também veio de uma família de cozinheiros que atua desde o século XVII. Hoje, é um ícone na gastronomia mundial por seu trabalho sempre visando a qualidade, o frescor dos alimentos e difundindo a gastronomia francesa. Além do restaurante principal em Collonges au Mont d’Or, possui várias brasseries em Lyon, Genebra, Tokyo, Flórida e também uma escola de gastronomia.

Iniciou a carreira ainda adolescente e trabalhou em vários restaurantes estrelados. Em 1958 ganhou sua primeira estrela no restaurante de seu pai e conseguiu a terceira em 1965, que brilha até hoje. Foi discípulo de Fernand Point, antigo chef e proprietário do restaurante La Pyramide em Vienne, a 30 Km de Lyon, onde aprendeu a valorizar o frescor dos alimentos e juntamente com os amigos Jean e Pierre Troisgros, Michel Guérard, Roger Vergé, Alain Chapel e Paul Haeberlin, criou uma culinária mais leve, com menos creme, valorizando o frescor dos vegetais, realçando o sabor natural dos alimentos, a qual foi chamada de Nouvelle Cuisine pelos críticos Gaut et Millau. Após mais de 60 anos de profissão, ainda controla tudo o que se passa nos seus restaurantes.

No cardápio alguns pratos são eternos como a famosa sopa de trufas criada em 1975. Soupe aux truffes noires V.G.E. Nesta data recebeu a condecoração de Chevalier da la Légion d’honnerur pelo então presidente da república Valéry Giscard d’Estaing, no palácio l’Elysée.

Almoçar no restaurante Bocuse, além de um grande prazer, é divertido. O restaurante já chama atenção desde a estrada, com um imponente prédio vermelho, dourado e verde.



Lá dentro, a decoração é mais discreta, com quadros, armário antigo no meio do salão. Todas as mesas são boas, circulando o salão e o serviço é feito na parte central. Esta mesma disposição encontrei no restaurante Pic.










Na entrada há vários painéis “ rue des chefs” homenageando todas as figuras importantes da gastronomia: Carême, Fernand et Mado Point, la mère Brazier, os amigos Pic, Bise, Troisgros et Chapel e Raymond Oliver. Também figuram todos os da família que foram importantes para a gastronomia.

Um comentário:

fernanda garcia disse...

Ana,
Que Maravilha!!!!
Você se superou neste post.
Dá vontade de sair correndo pra lá.
Abraço,