sábado, 26 de setembro de 2009

THE JULIE/JULIA PROJECT



Este era o blog criado por Julie Powell, em 2002, quando perto de completar 30 anos e sem uma perspectiva profissional, decidiu preparar em um ano as 524 receitas do livro de culinária Mastering Art of French Cooking escrito por Julia Child.

Julia Child (1912-2004), natural da Califórnia, casou-se logo após a segunda guerra e foi morar em Paris. Aos 37 anos iniciou um curso de culinária no Cordon Bleu e deste aprendizado resultou este e muitos outros livros. Na década de setenta ficou famosa por apresentar um programa de televisão ensinando o passo a passo de todas suas receitas. A primeira edição do Mastering Art of French Cooking é de 1961, e foi dos primeiros livros destinados àquela dona da casa que realmente pretendia acertar as receitas. São dois volumes, com muitas fotos e técnicas culinárias. Toda a sua cozinha foi doada ao National Museum of American History em Washington, onde está exposta.

Julie sempre via este livro na despensa da casa de sua mãe que eventualmente lançava mão para preparar algum prato especial. Um dia, Julie carregou consigo o livro, e com o apoio do marido, numa cozinha minúscula, entrou neste desafio.

Julie e o marido na cozinha

No livro Julie/Julia, ela nos conta como foi aquele ano, seus erros, acertos e suas angústias. Entre os pratos que estão sendo preparados, conhecemos um pouco do seu trabalho, das amigas, do casamento, da família e dos problemas de quem vive em Nova York com pouco dinheiro. É uma leitura fácil, que prende a atenção, o que chamo de leitura lazer.

A última postagem no blog foi em 2004 quando Julia Child faleceu, dois dias antes de completar 92 anos. As duas nunca se encontraram.

Julia Child e Meryl Streep no seu papel

O filme Julie/Julia, que foi lançado em agosto deste ano nos EUA. Foi baseado neste livro de Julie Powell e nas memórias de Julia Child, My life in France. É estrelado por Meryl Streep no papel de Julia Child e Amy Adams como Julie.

Amy Adams representando Julie


Livros:

Julie & Julia - Julie Powell – Ed. Record 2009 - R$39,90 na Fnac
Mastering the Art of French Cooking - Julia Child - 2 volumes em capa dura, novos, pela Amazon custam $252,00.
My Life in France - Julia Child - capa dura - novo, pela Amazon custa cerca de $27,50.

3 comentários:

fernanda garcia disse...

Ana,
Muito legal!!!
Estou curiosa pra ver esse filme faz tempo.
Bjs,

Amelia Adelaide Londres disse...

Ontem vimos o filme, gostei muito. Classifico como vc classificou o livro: filme lazer. Meryl Streep é excelente e os outros tb.
Depois fomos jantar no Bistro do Troisgros e em homenagem a ela comi um linguado á meuniére.
Estou curiosa de ler o livro "Minha Vida na França"
bjs

Mesa de Ana Teresa disse...

O filme inspira um bom prato. Vale a pena ler o livro. Ele nos mostra o que é ter um objetivo.
bjs