sábado, 6 de fevereiro de 2010

HÁBITOS SAUDÁVEIS PREVINEM CÂNCER

Dia 4 de fevereiro marcou o Dia Mundial do Câncer. Nesta data, o Inca, Instituto Nacional do Câncer, lançou a publicação Políticas e Ações para a Prevenção do Câncer no Brasil, Alimentação, Nutrição e Atividade Física. De acordo com este relatório, muitas das doenças cancerígenas, particularmente do trato gastrointestinal (cerca de 60%), podem ser evitadas com hábitos saudáveis como alimentação balanceada, atividade física habitual e controle de peso. A obesidade é um dos fatores predisponentes ao câncer, assim como o tabagismo.

Entre algumas das propostas sugeridas, estão medidas simples de higiene, como o uso de água potável e conservação adequada dos alimentos; condições adequadas para um aleitamento materno prolongado; investimento em educação alimentar desde a infância, com a inclusão da disciplina de nutrição, alimentação e preparo dos alimentos no currículo escolar.

Há também uma proposta de restrição de propaganda de “fast food”, alimentos processados e bebidas açucaradas para crianças na televisão e outras mídias, o que vem de encontro ao que a Sociedade Brasileira de Pediatria está pleiteando há algum tempo.

Leia mais sobre o assunto nos portais do R7 e do Inca.

Nenhum comentário: