domingo, 7 de março de 2010

MESAS DE PARIS

Le Baratin

Já faz alguns dias que estamos em Paris. Tempo ensolarado, mas bastante frio. Hoje estava cerca de 1° com sensação térmica de – 5°. O vento era tão forte e gélido, que optamos pelo metrô, mesmo sendo um trajeto curto. A cidade está mais tranqüila, sem aquelas orlas de turistas de todas as nacionalidades, mas as exposições com bastante gente. Os programas ‘indoor’ são os mais agradáveis. Não dá para fazer grandes caminhadas.

Procuramos restaurantes novos. No dia 4, estivemos em um três estrelas do Guide Michelin, o Pierre Gagnaire. Fantástico. Mostrarei em outra postagem.

Dia 5 jantamos no Il Vino d’ Enrico Bernardo, com uma estrela. Neste restaurante escolhe-se o vinho. O prato quem decide é o sommelier. Não sabíamos o que íamos comer, mas foi muito bom.

Como entrada nos trouxeram ravioli recheado com um purê de batatas e alcachofra e lulas super macias. Tudo muito saboroso e sutil.

O prato principal foi um côte de veau (vitela) que veio inteiro e foi fatiado na nossa frente. Tinha como acompanhamento tiras de alho poró com parmesão e um crotin de polenta.

Parfait de café e chocolate, acompanhado de sorvete de chocolate. Tudo muito leve.

Ontem jantamos no Le Baratin, um bistrot no vigésimo arrondissement, bem fora dos destinos turísticos, indicação do francês Jacques Trefois, conhecedor de vinhos e gastronomia. É um local pequeno, não tem mesa boa, mas bem autêntico, com comida ótima preparada pela proprietária, Mme Raquel. Ela e o marido possuem este bistrot há 22 anos. O cardápio está escrito a giz na lousa e os vinhos podem ser servidos em copo, pot (500ml) ou em garrafa. No Guide Michelin figura como Bib Gourmand, a classificação dos restaurantes com bom custo-benefício. À proporção que o número de estrelas diminui, os preços caem e o tamanho das porções aumenta.

Carpaccio de mulet au vinaigre fumé: uma das entradas no Le Baratin

Este foi o prato pedido no Le Baratin: agneau de lait de Pyrenée roti, grenailles e blettes. Um cordeiro assado, muito tenro, saboroso, com batatinhas no cozimento preciso e esta verdura que me pareceu couve.

Crumble pommes na sobremesa

Alguns vinhos tomados nestes e em outros restaurantes
Serviço:

Todos estes restaurante precisam de reserva

Il Vino d'Enrico Bernardo
13, Bd La Tour-Maubourg - VII arr
Tel: 01 44 11 72 00

Le Baratin
3, r. Jouye-rouve - XX arr
Tel: 01 43 49 39 20

Pierre Gagnaire
6, r. Balzac - VIII arr
Tel: 01 58 36 12 50


3 comentários:

Telma Souza disse...

Ana,
Que delicia viajar né? E Paris é sempre bom, sempre descobrimos coisas novas...
Aproveitem bem a viagem e continue postando para nos deixar com água na boca.
Beijos
Telma

Jussara Voss disse...

Que delícia de viagem!
Escolher o vinho e depois indicarem a comida é o máximo, não?
Aproveitem!
Boa viagem.
Um abraço,
Jussara

fernanda garcia disse...

Ana,
Estamos adorando!!! Sua viagem deve estar deliciosa!!!
Fernanda Garcia